fbpx

“A FECAP é uma tradição na minha família”, diz ex-aluna que teve como exemplo Alvarista o próprio pai

Gabriela Angelo, ex-aluna do curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio...
Alumni | 05/01/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Gabriela Angelo, ex-aluna do curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), tem uma relação familiar com a instituição. Seu pai foi aluno, e a jovem também trabalhou na FECAP. A seguir, Gabriela conta como tudo que aprendeu na FECAP colaborou para seu crescimento pessoal e profissional. 

gabriela angelo

“A FECAP é tradição na minha família. Meu pai é contador e administrador formado pela instituição. Logo, nada como seguir exemplos, né? Ainda mais em uma fundação com 120 anos de excelência. Então, a escolha de estudar na FECAP foi fácil, ainda mais que a instituição tinha uma das melhores notas no curso que eu queria prestar. 

Minha experiência na FECAP foi incrível porque, além de muito conhecimento, eu me senti deveras privilegiada. Me conectei com pessoas que viraram meus amigos que terei pra vida toda, e é uma instituição que tanto te prepara para o mundo real quanto te dá a experiência de faculdade que você sonha ter quando está para prestar uma (aquelas que a gente vê em filme, sabe?). 

O curso de Relações Públicas em outras universidades é basicamente formado por técnicas de comunicação e ensino sobre este universo. Na FECAP, além de toda a base necessária para se tornar um bom profissional de RP, você aprende muito sobre como lidar com o mercado de trabalho – com matérias que te ensinam o seu valor como profissional. Seja com experiências qualitativas, quanto como uma base de conhecimentos financeiros para que ninguém te passe a perna só porque você é ‘de humanas’. 

Acredito que o curso por completo é uma baita oportunidade para os alunos. Destacar um professor, um projeto, uma aula só, seria injusto. Na minha época, desde o começo do curso, desde o primeiro semestre, todas as disciplinas foram importantes. Por mais que no começo você reclame, revire os olhos e diga ‘eu nunca vou usar isso na minha vida’… acredite, você vai! 

Todos os mestres na FECAP são de extrema excelência. Todos sabem muito bem sobre o que estão falando e nos passam a matéria simplesmente como se fosse uma conversa, com testes no final. Se o estudante entra na experiência da universidade como se fosse um trabalho da vida real, ali você tem mentores que te guiam para melhor aproveitamento de tudo, fazendo com que o mundo real não seja tão difícil quanto é para outras pessoas. É pegar a oportunidade e fazer o melhor dela durante o tempo que você tem. 

E o melhor: a FECAP se molda de acordo com o que o mercado pede. Se recicla, se atualiza, está sempre atenta. Hoje em dia, vendo a grade do curso, tem várias disciplinas que eu não tive a oportunidade de cursar, porque não havia a necessidade na época. E diversas disciplinas que eu tive, foram importantes pra mim e pra profissional que sou hoje, mas que dedicar um semestre inteiro só para ele nos dias de hoje não faria sentido algum. 

Hoje eu sou Community Manager e trabalho com redes sociais, além de alguns trabalhos freelancers que faço por aí. Tem muita ligação com o que aprendi na FECAP, principalmente com o meu curso. Tenho que lidar com gestão de crise, fotografia, língua portuguesa, criatividade, planejamento, branding, economia, pesquisa e muitos outros… tudo que aprendi na instituição! E o fato de conseguir me organizar e lidar com os meus projetos paralelos também culpo a FECAP de ter me ensinado o bê-á-bá de toda a magia do mundo real. 

Já tive experiências no mercado de trabalho nacional e internacional, em que a FECAP foi um pilar muito importante neste quesito. Pois, além de tudo, os programas internacionais da instituição me fizeram ter mais familiaridade para que eu pudesse me jogar com consciência e conseguir êxito em países como Inglaterra, Espanha e Irlanda. 

A FECAP te dá a mão e abre o caminho, ademais, te dá as ferramentas necessárias para que você siga sozinho na caminhada, dando as próprias rédeas da sua vida profissional e acadêmica. Muito se diz que é difícil demais sair da FECAP – tanto pela preparação profissional de excelência que você será cobrado a ter, quanto pelas conexões extracurriculares que você fará. Sigo recomendando para todo mundo que me pergunta sobre qual universidade cursar. Independentemente se é do mesmo curso que o meu ou não. 

Como além de estudar na FECAP, também fiz parte do time de Marketing por três anos (disparado um dos melhores lugares que eu já trabalhei), sei que a motivação número 1 dos funcionários é o bem-estar e aproveitamento dos alunos – desde passar as catracas até o escritório do reitor – para que eles consigam realizar seus sonhos e atingir seus objetivos na instituição. A FECAP é um lugar que você pode ter certeza de que estará ‘em casa’. 

Se eu pudesse dar um conselho para a Gabriela de 2013, aquela jovem de 18 anos que entrou pra faculdade, seria: estude, viva e não faça pouco caso das pequenas coisas. Tudo é importante e vai fazer muita diferença. Vá nas palestras, vá nas festas, vá na biblioteca, converse com antigos alunos e, mais importante, acredite em você mesma. A FECAP já vai te dar a faca e o queijo na mão, só cortar, comer e aproveitar!”.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados