fbpx

FECAP tem dois trabalhos premiados no EMPRAD

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) teve dois trabalhos premiados no...
Mestrado | 12/12/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) teve dois trabalhos premiados no Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração (EMPRAD), evento que também contou com o apoio da instituição. 

Organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo do Departamento de Administração da FEA-USP, o objetivo foi discutir experiências de administração na perspectiva teórico–empírica no contexto dos mestrados profissionais. 

Na categoria “Gestão Financeira e Contábil”, o trabalho premiado foi “Tendências de Pesquisas sobre a Sarbanes-Oxley – Análise no período 2020-2021″, de Naira de Farias Lima, Ivam Ricardo, Tiago Nascimento Borges Slavov (os dois últimos professores da FECAP) e Liliane Cristina Segura. 

O trabalho apresenta as principais preocupações que nortearam a Lei SOX desde sua edição.  Por meio de um estudo bibliométrico com 1.908 artigos, os temas abordados sofreram mudanças de 2002 a 2019, de acordo com a compreensão, aplicação e evolução das regras impostas pela SOX nas empresas. No primeiro período (2002 a 2006) os artigos abordaram a adoção inicial da norma. No segundo período (2007 a 2011), o destaque foi a governança corporativa. No terceiro período (20012 a 2016), os temas tratados foram auditoria, regulamentação existente afetada pela SOX e a existência dos canais de denúncias de fraudes financeiras dentro e fora das empresas. No 4º período (2017 a 2021) os temas abordados foram gerenciamento de resultados e novamente a governança corporativa, com estudos mais específicos sobre os impactos da SOX nos conselhos de administração e CEOs. 

Já na categoria “Gestão Socioambiental”, o trabalho premiado foi “Green Bonds no Brasil: Reação do preço das ações à emissão de títulos verdes”, de Kamilla Ferreira da Silva e Alexandre Sanches Garcia – professor da FECAP. 

O trabalho teve o objetivo de avaliar o impacto imediato que as emissões de Green Bonds no Brasil causam nos preços das ações das empresas no mercado de capitais. Foi utilizada a metodologia de estudo de eventos a partir de duas datas de evento, sendo elas a emissão e o anúncio da emissão dos Títulos Verdes. Os resultados alcançados, considerando a própria emissão como data do evento, indicam que na data antes do evento houve uma relação positiva com significância estatística entre as emissões de Títulos Verdes e o desempenho financeiro dos preços das ações. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados