fbpx

Emprego: especialista dá dicas para conseguir uma vaga no final de ano

O final do ano se aproxima, e com ele vem também a esperança de um emprego novo. Segundo...
Imprensa | 17/11/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O final do ano se aproxima, e com ele vem também a esperança de um emprego novo. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 109,4 mil trabalhadores devem ser contratados temporariamente no Brasil para suprir a demanda de vendas do varejo relativas ao Natal e à Black Friday. Essa deve ser a maior oferta de trabalho temporário desde 2013, quando foram abertos 115,5 mil postos de trabalho. 

O Brasil possui atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma taxa de desemprego de 9,3%: são 10,1 milhões de desempregados e 4,3 milhões de desalentados. Diante dessas oportunidades de emprego temporários, como conseguir o tão sonhado trabalho? 

Para o especialista em gestão de carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Treff, algumas vagas de trabalhados temporários já começaram a surgir para atender ao aumento da demanda neste final de ano, principalmente para a Black Friday e Natal, e esta é uma boa chance para quem busca oportunidade. 

“Antes da pandemia, três setores essenciais para a estabilidade econômica do país se destacaram na contratação de trabalhadores temporários. Entre eles, destacam-se a indústria de transformação, a construção civil e a agricultura. Mais recentemente, varejo e serviços tornaram-se protagonistas das vagas, projetando a abertura de aproximadamente 100 mil vagas ainda este ano.” 

Para o professor universitário, quem busca uma dessas vagas deve focar em três pontos principais: elaborar um currículo bem objetivo e com foco na vaga; observar todos os detalhes sobre a vaga e, principalmente sobre a empresa; e se informar sobre a empresa e o seu funcionamento, para evitar frustrações. 

Este é um momento em que quem tem mais chances são os candidatos que se identificam com a oportunidade, e se candidatam a vagas que sejam compatíveis com as habilidade e aspirações individuais. 

Os dados da CNC apontam ainda que regionalmente, São Paulo (30,3 mil), Minas Gerais (12,2 mil), Paraná (8,9 mil) e Rio de Janeiro (8 mil) concentrarão 54% da oferta de vagas para o Natal deste ano. Além disso, 11% do pessoal contratado deve ser efetivado nos empregos temporários. 

“A dica para o trabalhador temporário se tornar efetivo é ser responsável, ter foco no trabalho e não dispersar e, sobretudo, buscar causar boa impressão e valorização do empregador”, finaliza o docente. 

CONFIRA MAIS DICAS DO ESPECIALISTA: 

CURRÍCULO IDEAL   

O candidato deve elaborar um currículo enxuto, de no máximo duas folhas, com informações sobre formação, cursos de capacitação ou especialização, além das experiências profissionais e participação em programas sociais e de voluntariado, se houver.   

Não há necessidade de informar o endereço, pois pode ser perguntado durante o processo de triagem ou contato inicial. E o mais importante: nunca minta!   

É mais produtivo enviar currículo para vagas das quais o candidato esteja mais alinhado aos requisitos/experiência pedidas pelo empregador.   

Atualmente, os sites de recrutamento e sites de empresas, os famosos “trabalhe conosco”, são excelentes fontes para envio.   

Cada vez mais, o envio de currículos em massa demonstra-se pouco efetivo. Além disso, tal atitude pode revelar desespero.   

FOCO NA ENTREVISTA   

O currículo é parte importante do processo de seleção, no entanto, a entrevista ainda é a etapa que mais decide contratações. Então, como agir para ser escolhido para a vaga?   

Os comportamentos mais buscados pelos recrutadores nos candidatos que chegam à fase de entrevista são:   

– Autenticidade: tenha clareza de propósitos e valores, evite criar um personagem;   

– Autoconhecimento: tenha clareza dos próprios talentos e dificuldades;   

– Foco: tenha clareza dos seus objetivos pessoais e profissionais;   

– Capacidade de saber ouvir: deixe o entrevistador falar;   

– Postura;   

– Discrição.   

Para “conquistar” o recrutador ou gestor da vaga, também é importante que o candidato busque informações sobre a empresa: valores, área de atuação, segmento, missão, visão de negócios etc.   

A falta de “flexibilidade cognitiva”, ou seja, a falta de capacidade de se manter adaptável, é um dos requisitos que mais reprova candidatos em processos seletivos, além da falta de informações sobre a empresa contratante.   

ATENÇÃO AOS CASES E TESTES   

Depois da triagem dos currículos e entrevista, muitos processos seletivos requerem que os candidatos realizem cases ou testes.   

Para se dar bem nesta fase, é importante compreender os objetivos da atividade proposta, ter calma na resolução, tentando utilizar todo o tempo disponibilizado.   

O participante não deve ter vergonha de perguntar, se não entendeu direito a atividade proposta. Ademais, deve tentar se lembrar se conhece a maior parte do conteúdo e manter o foco, evitando distrações. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados