fbpx

Artigos da coordenadora de RI da FECAP são publicados em revistas científicas

A professora Marília Pimenta, coordenadora dos cursos de Graduação em Relações...
Graduação | 10/12/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A professora Marília Pimenta, coordenadora dos cursos de Graduação em Relações Internacionais e de Pós-Graduação em Negócios Internacionais e Comércio Exterior da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), publicou dois artigos, em parceria com outros pesquisadores, sobre governança híbrida e crime organizado em revistas científicas. 

Além de oferecer uma importante contribuição à comunidade acadêmica no Brasil, os artigos terão alcance fora do país, uma vez que a professora da FECAP faz parte de um grupo de pesquisas internacionais.  

O artigo “Gobernanza Híbrida, Violencia Urbana y Legitimidad en Tiempos de Pandemia: El Caso del Comando Vermelho en el Complexo do Salgueiro, de Río de Janeiro, Brasil”, foi publicado na edição 102 da revista Análisis Político (Qualis A1, Scopus A1), do Instituto de Estudos Políticos e Relações Internacionais (IEPRI). 

Desenvolvido pela professora Marília, que faz parte de grupos de pesquisas internacionais, em parceria com os pesquisadores Thiago Rodrigues, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Walter Mauricio Miranda, da Escola de Guerra Naval (EGN), e Júlia Quirino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa utilizou a perspectiva teórica da governança híbrida para compreender como grupos ilegais armados, especialmente os relacionados ao crime organizado, controlam territórios e populações sob sua autoridade. 

Os pesquisadores utilizaram como estudo de caso a governança do Comando Vermelho (CV) no Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro, durante o período da pandemia da Covid-19 (de março de 2020 a julho de 2021), para propor uma explicação para a omissão ou inação do grupo diante da crise sanitária, em oposição à sua prática tradicional de assistencialismo às pessoas sob seu controle. A pesquisa pode ser lida na íntegra neste link

Já o artigo “Hybrid governance as a dynamic hub for violent non-state actors: examining the case of Rio de Janeiro”, publicado na Revista Brasileira de Política Internacional (Qualis A1), do Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília, teve como objetivo expandir o conceito de governança híbrida e analisar o caso do Rio de Janeiro, onde o controle do crime coexiste com o estado. 

Os resultados da pesquisa, desenvolvida em parceria com os pesquisadores Marcial Alécio Garcia Suarez, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Marcos Alan Ferreira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mostraram que o Rio de Janeiro pode ser considerado um espaço de governanças híbridas, como também um centro dinâmico com constantes surtos de violência com impacto local e global. O artigo completo pode ser lido neste link

Sobre a pesquisadora 

Marília Pimenta é doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de Concentração: Paz, Defesa e Segurança (2016). Visiting Scholar em Maxwell School-Syracuse University (2015). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de Concentração: Paz, Defesa e Segurança (2010). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Tem experiência em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados