Liberdade
Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo
O Colégio e o Centro Universitário, mantidos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, são certificados como Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação.
O Programa proporcionará aos ingressantes formação avançada na área organizacional, tornando-os profissionais mais capacitados e aprimorando a qualidade de suas decisões nos campos das Finanças e da Estratégia.
O Programa de Mestrado Profissional em Administração foi recomendado com conceito 4 pela Avaliação Quadrienal (2017-2020) da CAPES e reconhecido pela Portaria do MEC n.º 609 de 14-03-2019, DOU de 18-03-2019.
O título de Mestre conferido ao final do curso possibilita a atuação como docente de nível superior em cursos de Graduação e Pós-Graduação, e prepara aqueles que desejam prosseguir em sua formação acadêmica para o ingresso nos cursos de Doutorado. Confira a Portaria Publicada no Diário Oficial da União
Destinado a qualificar profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento e que atuem em atividades ligadas à Administração. Os candidatos devem possuir experiência prática profissional relevante.
O Programa de Mestrado Profissional em Administração tem como principal objetivo preparar profissionais, pesquisadores e docentes para as áreas de Finanças e Estratégia, promovendo uma sólida formação que une a teoria e os métodos de análise quantitativa e qualitativa aos temas da prática profissional empresarial, incentivando a produção de conhecimento e proporcionando uma refinada formação intelectual.
Conheça os objetivos do Mestrado Profissional em Administração
O Mestrado Profissional em Administração, cuja Área de Concentração é a Administração, possui duas linhas de pesquisa: Finanças e Estratégia e Governança.
Foco no estudo avançado do papel do executivo financeiro; em como definir e controlar medidas de desempenho das organizações; como avaliar e aprimorar risco e retorno das atividades organizacionais; nas decisões sobre estrutura de capital e política de dividendos; em processos de abertura de capital; e em fusões e aquisições; em instrumentos financeiros utilizados e na gestão de risco e de investimentos.
Foco nos estudos que se concentram no avanço das teorias e da prática gerencial quanto à formulação e implementação de estratégias e aprimoramentos em Governança Corporativa, compreendendo a criação de valor por empresas e sua distribuição entre Stakeholders. Entre os mecanismos para criação e distribuição de valor, esta linha de pesquisa visa a compreender o processo de inovação tecnológica em âmbito estratégico, notadamente em suas formas empreendedoras e mais disruptivas.
No Mestrado Profissional em Administração o aluno deverá cursar 10 (dez) disciplinas, sendo 4 (quatro) obrigatórias, 4 (quatro) optativas e 2 (duas) eletivas. Além disso, o aluno deverá elaborar sua dissertação e apresentá-la nos Exames de Pré-Qualificação, Qualificação e Defesa. O curso tem duração média de 24 (vinte e quatro) meses. Dentro da estrutura curricular do Programa de Mestrado, exige-se a integralização de 60 (sessenta) créditos, distribuídos entre:
A duração do curso varia, em média os alunos concluem o curso em 24 meses, suas obrigações acadêmicas e financeiras estão relacionadas ao tempo que levará para concluir suas atividades no Mestrado.
Para ser considerado proficiente em língua inglesa, o aluno terá 3 (três) oportunidades, sendo a primeira no seu Processo Seletivo (ANPAD) e, as outras duas, dentro do primeiro ano do curso, segundo o oferecimento do Exame pelo Programa de Mestrado, através do Teste ANPAD ou por qualquer entidade externa autorizada pela Coordenação do Programa de Mestrado.
Este curso apresenta ferramentas quantitativas fundamentais para a análise de dados, com foco na interpretação de resultados científicos e na condução de estudos empíricos. São abordados três principais tópicos: I. Análise descritiva de dados, com ênfase em medidas de tendência central, dispersão e associação; II. Análise inferencial, com foco em testes de hipóteses; III. Regressão linear.
Fundamentos da pesquisa tecnológica e sua aplicação no desenvolvimento do conhecimento científico e inovação. Estrutura e padrões de artigos científicos e tecnológicos. Estratégias de busca e seleção de fontes de pesquisa. Métodos de citação e elaboração de referências conforme normas científicas. Planejamento e execução de pesquisa de campo. Técnicas de coleta e análise de dados em pesquisas aplicadas. Ética na pesquisa e integridade científica.
Elaboração de projeto de pesquisa científica.
A disciplina foca em um conjunto de estudos com o objetivo de descrever, analisar e compreender as organizações em seu sistema estrutural e contexto ambiental. As organizações enfrentam atualmente desafios múltiplos e complexos, como crescimento, internacionalização, eficiência de processos, reposicionamento de produtos e serviços, reputação e legitimidade.
O conhecimento em administração é interdisciplinar, envolvendo áreas como economia, sociologia, antropologia, história e biologia. A disciplina busca integrar essas abordagens para compreender as organizações em sua totalidade e refletir sobre o desenvolvimento de estruturas organizacionais que incentivem a inovação e o crescimento sustentável.
Serão exploradas as transformações históricas no design organizacional, como a divisionalização no início do século XX e a adoção recente de redes colaborativas, descentralização e accountability. O curso enfatiza que a arquitetura organizacional é um processo contínuo, pressionado por clientes, concorrência, tecnologia e mudanças regulatórias, e propõe a reflexão crítica sobre a estruturação das organizações contemporâneas.
A disciplina estuda os fundamentos que servem de base ao campo das finanças, iniciando com a aplicação da matemática financeira na resolução de problemas e avançando para a análise de investimentos e o papel da função financeira nas empresas. São examinadas as interações entre empresas, investidores e gestores no contexto dos sistemas financeiros nacional e internacional. Ao longo do curso, os conteúdos teóricos são integrados com aplicações práticas, permitindo ao aluno desenvolver uma compreensão crítica e aprofundada da função financeira e seus desdobramentos estratégicos.
Esta disciplina busca capacitar os alunos de mestrado no desenvolvimento de modelos de regressão para aplicação em pesquisas de natureza empírica nas áreas de finanças, economia e contabilidade.
Estudo de conceitos fundamentais de finanças corporativas, com foco nos modelos de precificação de ativos, hipótese de mercados eficientes, estrutura de capital, política de dividendos, capital de giro líquido e fusões e aquisições. A disciplina prepara os alunos para compreender e investigar os aspectos financeiros das empresas, abordando teoria e aplicações práticas.
A disciplina tem como objetivo introduzir os alunos do Mestrado Profissional em Administração da FECAP aos métodos qualitativos de pesquisa. Através de técnicas didáticas, interativas e aplicadas, o curso apresenta os principais métodos qualitativos utilizados na área de Administração. Os alunos aprenderão a formular uma pergunta de pesquisa, desenvolver roteiros de entrevistas, coletar e analisar dados qualitativos para investigar temas relevantes em política pública ou ciência organizacional. O curso inclui ainda a realização de um estudo piloto e seminários temáticos conduzidos pelos próprios estudantes.
Discutir as principais correntes teóricas da estratégia e da vantagem competitiva. Proporcionar aos alunos uma visão crítica sobre a estratégia e sua influência no desempenho organizacional. Discutir temas atuais em relação à competitividade das empresas, relacionando teoria e prática profissional, com base em diferentes modelos estratégicos.
Esta disciplina busca capacitar os alunos a utilizar métodos estatísticos para análise de séries temporais. O curso aborda técnicas de alisamento exponencial, previsão e modelagem da volatilidade, com ênfase em aplicações práticas em dados financeiros e econômicos.
Controle interno, Compliance, riscos, incerteza, fraudes, conluio. Teorias e sua relação com controle interno, Compliance, riscos e incertezas. Administração, áreas da empresa, gestores e auditoria externa: papéis no controle interno, no Compliance e na gestão de riscos. Controle interno, Compliance e gestão de riscos em atividades reguladas e não reguladas. Compliance e gestão de riscos no setor governamental. Control (and risk) self assessment.
Nas últimas décadas, o número de pesquisas acadêmicas e práticas empresariais na área de stakeholders e responsabilidade social se expandiu no contexto da administração de empresas. Diante das incertezas quanto às condições que favorecem ou dificultam os retornos de práticas relacionadas à gestão de stakeholders e investimentos socioambientais, o curso enfoca abordagens estratégicas que gerem, simultaneamente, benefícios para empresas e stakeholders — situações conhecidas como ganha-ganha.
Estudo teórico e aplicado dos principais mecanismos e práticas de governança corporativa, com ênfase em seus fundamentos, evolução histórica, marcos regulatórios, estrutura organizacional, papéis dos agentes envolvidos, aspectos éticos e dilemas contemporâneos. Discussão crítica sobre boas e más práticas e suas implicações para a criação de valor e sustentabilidade organizacional.
A disciplina apresenta os fundamentos econômicos da intermediação financeira, da organização do sistema financeiro e suas consequências sobre a economia real. Os tópicos incluem as teorias para a existência de bancos, a relação entre finanças e desenvolvimento econômico, crises financeiras, o papel do crédito, novas tecnologias, inclusão financeira, entre outros. Serão examinados eventos históricos e atuais que influenciam a indústria bancária, com ênfase em políticas públicas e mudanças regulatórias.
Avaliação de empresas. Fluxo de caixa descontado. Avaliação por múltiplos. FCFF. FCFE.
Como sabemos, o empreendedorismo é um dos temas mais discutidos – e também um dos mais importantes – da economia e da sociedade contemporâneas. Muitas pessoas desejam empreender, e o empreendedorismo é uma das essências para utilizar o potencial de um país e do indivíduo. Neste curso, pretendemos não apenas discutir teorias sobre o tema, mas também observar sua realidade. Ao longo das aulas, debateremos os temas mais relevantes relacionados ao empreendedorismo e também praticaremos com exercícios, estudos de caso e dinâmicas. Será, portanto, um curso centrado no estudante.
Durante o curso, os alunos desenvolverão habilidades para avaliar, refinar e apresentar uma ideia de produto ou serviço, como um negócio startup (digital ou social – ou ambos).
Este curso discute dois temas distintos, embora interconectados: empreendedorismo digital e empreendedorismo social.
A Revolução Digital trouxe uma ampla adoção de ferramentas tecnológicas, gerando mudanças imprevisíveis e inúmeras oportunidades. Nesse contexto, o empreendedorismo pode ser descrito como um processo de criação de novas oportunidades por meio da quebra do equilíbrio anterior e da adoção de mudanças. O empreendedorismo digital, por sua vez, ocorre na interseção do mundo físico e digital e possui três diferenças principais em relação aos negócios tradicionais: (i) foco em inovações tecnológicas, (ii) processos que ocorrem digitalmente e (iii) modelos de negócios que exploram oportunidades da tecnologia digital. Além disso, apresenta características como: resultados fluidos, processos flexíveis, recursos não limitados, forte relevância do networking e maior tolerância ao risco.
Paralelamente às mudanças digitais, vivemos em um mundo com profundas contradições e desafios socioambientais. Milhões morrem precocemente por violência, a floresta amazônica é destruída, espécies entram em extinção, as reservas de água doce estão sendo esgotadas e o aquecimento global se intensifica. Diante desses problemas, o empreendedorismo social surge como o processo pelo qual cidadãos criam ou transformam organizações para propor soluções para questões coletivas.
A disciplina parte de perguntas abertas e essenciais para criar e liderar organizações éticas e bem-sucedidas no século XXI, como: Quais os grandes desafios da atualidade? Que tipo de liderança precisamos para enfrentá-los? Qual a verdadeira natureza humana? Como promover organizações centradas em propósito e valores? Como pensar ética e sustentabilidade como pilares estratégicos? A proposta é formar líderes preparados para os desafios contemporâneos, por meio de uma abordagem multidisciplinar, abrangente e baseada em debates sobre livros e autores de referência internacional.
Estudo dos instrumentos derivativos e seu uso como mecanismos de especulação e hedge, com ênfase nas operações com mercado futuro, swaps e opções. Introdução aos modelos de precificação de opções e operações estruturadas. Discussão sobre tecnologia blockchain, funcionamento das criptomoedas e suas perspectivas futuras no mercado financeiro.
Segundo o Instituto Gallup (Clifton & Harter, 2019), a qualidade da liderança é o fator mais significativo para o sucesso das organizações. Esta disciplina examina os fundamentos teóricos da liderança e busca integrar teoria e prática organizacional. Utiliza um repertório acadêmico robusto, aliado a experiências práticas, para promover reflexão crítica, debate e troca de experiências. As aulas são estruturadas com base na leitura de textos teóricos e na realização de atividades criativas e colaborativas, como podcasts.
A cada semestre são definidos temas de pesquisa relacionados às linhas de atuação do Mestrado.
A bibliografia extra será definida conforme o tema selecionado no primeiro dia de aula. As referências serão listadas com base nos fichamentos de artigos realizados pelos alunos ao longo da disciplina.
Conheça o processo para a obtenção do título de Mestre em Administração:
Após a conclusão dos créditos relacionados às disciplinas do curso para concluir o Mestrado Profissional em Administração o aluno deve submeter-se a três exames: o primeiro é o Pré-Qualificação, o segundo é o Exame de Qualificação e o terceiro e final é o de Defesa da Dissertação.
Para a realização desses exames é necessário que o aluno atenda ao seguinte requisito:
Ter sido considerado proficiente em língua inglesa, nas 3 (três) tentativas a que terá direito, sendo a primeira no seu Processo Seletivo (ANPAD ou Prova Interna, sendo exigida a nota mínima de 300 pontos e 5,0, respectivamente na prova de inglês) e as outras duas, imediatamente seguintes, segundo o oferecimento do Exame pelo Programa de Mestrado, através do Teste ANPAD ou por qualquer entidade externa autorizada pela Coordenação do Programa de Mestrado.
O depósito do projeto de pesquisa para pré-qualificação deverá ser feito no final do 4º Bimestre do curso, a contar da data de entrada do aluno. Para submeter-se à banca de pré-qualificação é necessário que o aluno tenha cumprido, com aproveitamento, pelo menos 80% dos créditos referentes às disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas. A pré-qualificação do projeto de pesquisa trata sobre o pré-projeto de pesquisa da dissertação e será feito perante uma Banca Examinadora, composta pelo Professor-Orientador e mais um Professor Doutor da Instituição. A banca será indicada pelo Professor-Orientador, com aprovação do Coordenador.
O aluno poderá se submeter ao Exame de Qualificação desde que tenha sido aprovado no Exame de Pré-Qualificação. Além disso, é necessário que o aluno tenha cumprido, com aproveitamento, TODOS os créditos referentes às disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas.
A banca será composta por 3 (três) professores doutores, sendo um deles o professor-orientador, e obrigatoriamente, um professor externo (convidado). Depósito para o Exame de qualificação: após a autorização do professor-orientador, o aluno deverá enviar o trabalho em formato eletrônico para o Exame de Qualificação juntamente com a “Declaração de Autoria”, disponível na página da Biblioteca.
O professor-orientador, juntamente com o aluno, deverá agendar a data para realização do Exame de Qualificação, combinando data e horário com os professores componentes da banca. Em seguida, o professor-orientador deverá formalizar a banca junto à Secretaria do Mestrado. A Secretaria do Mestrado será responsável pelo envio dos trabalhos aos professores, reserva de sala e de equipamento audiovisual. A banca de qualificação é privativa, a entrada de terceiros será permitida apenas com autorização do Presidente da Banca (professor- orientador).
IMPORTANTE: a banca deverá ser agendada com um intervalo de pelo menos 20 dias da data do depósito, para que haja tempo de encaminhar o trabalho aos professores.
Após o Exame de Qualificação e atendimento das recomendações sugeridas pela banca examinadora, o aluno deverá proceder novamente com o depósito de sua dissertação, só que neste momento para a Defesa de Dissertação.
O aluno poderá se submeter à Defesa de Dissertação desde que tenha sido aprovado no Exame de Pré-Qualificação e Qualificação e tenha cumprido, com aproveitamento, TODOS créditos exigidos para o Mestrado. O aluno deverá depositar em formato eletrônico o trabalho e a “Declaração de Autoria”, disponível na página da Biblioteca.
O processo de agendamento da banca deverá ser o mesmo da banca para o Exame de Qualificação.
Aprovado na Defesa de Dissertação, o aluno deverá, quando necessário, efetuar as modificações recomendadas, no prazo estipulado pela Banca. A versão final deverá ser encaminhada para o professor-orientador, para análise final e validação.
Após a validação do orientador, o aluno deverá encaminhar o trabalho + o artigo baseado na dissertação via Portal do Aluno, Requerimento -> Entrega de Trabalho e Solicitação do Diploma.
Este requerimento será encaminhado para a Biblioteca que ficará responsável pela revisão do trabalho e fornecimento da Ficha Catalográfica. Após a revisão e atendimento do aluno ao que poderá ser solicitado, a Biblioteca encaminha os procedimentos para a entrega final do trabalho.
Ao realizar a entrega final, o requerimento passa para o processo de Confecção e Registro do Diploma, este procedimento é de responsabilidade da Secretaria da FECAP.
IMPORTANTE: se o trabalho for encadernado em capa dura sem a anuência do professor-orientador e da Biblioteca, poderá haver devolução para correções.
Doutorado em Administração de Empresas, Mestre em Ciências Contábeis e Contador, trabalhou nas áreas de contabilidade e auditoria de empresas como PwC, Klabin e General Motors, e auxílio nos trabalhos do ISE (índice de sustentabilidade) quando feito no Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGV-CES). Foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo-CRC/SP (2016-2023) e atual Pró-Reitor de Pós-Graduação da FECAP e presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC.
Autores: Alexandre Sanches Garcia, Wesley Mendes da Silva e Renato Joao Orssatto.
Given the rising interest in corporate social responsibility (CSR) globally, this paper investigates whether the financial profile of a firm is associated with superior environmental, social and governance (ESG) performance, considering firms from Brazil, Russia, India, China and South Africa (the so-called BRICS countries) with the aim of addressing a gap in relevant research. The study entails an analysis of ESG performance in sensitive industries (i.e., those subject to systematic social taboos, moral debates, and political pressures and those that are more likely to cause social and environmental damage). To test our hypotheses, we applied linear regressions with a data panel using the Thomson Reuters Eikon™ database to analyze data from 365 listed companies selected from BRICS between 2010 and 2012. The results suggest that companies in sensitive industries present superior environmental performance, even when controlling for the firm’s size and country. Our study contributes to research on both the impact of ESG disclosure and the relationship between financial and ESG performance, as well to the practice of sustainability management in firms in developing countries.
Autores: Eduardo Flores, Marco Fasan, Wesley Mendes-da-Silva, Joelson Oliveira Sampaio.
This study investigates the interplay between integrated reporting (IR) and capital markets. In particular, building on voluntary disclosure and information processing theories, we hypothesize and empirically find that IR adoption improves analysts' ability to make accurate earnings forecasts. Whereas previous studies focus on the South African context, we rely on an international sample that also allows us to study the moderating effect of the corporate governance regime (shareholder or stakeholder oriented). The results suggest that IR improves analysts' ability to make accurate predictions to a larger extent in North America than in Europe, and we derive interesting insights on the much-debated nature of IR. This study offers valuable insights to policy makers interested in improving disclosure practices in the financial market.
Autores: Alexandre Sanches Garcia e Renato J. Orsato.
Considering the institutional, cultural, and regulatory differences across countries, this research investigates the association between environmental, social, and governance (ESG) performance and financial performance of companies from emerging and developed countries. The institutional difference hypothesis (IDH) suggests that institutional weaknesses in emerging markets affect the relationship between financial performance and corporate social performance (CSP) of companies. This can occur because, under such circumstances, firms are more likely to prioritize the capital accumulation and not recognize the potential strategic benefit of socially responsible investments. To investigate this hypothesis, we performed a regression analysis of panel data study comprising 2,165 companies from developed and emerging countries, covering the period between 2007 and 2014. Our results suggest that there is a prevalence of the institutional environment in relation to the financial and ESG performances of companies. These results are in line with the logic of the IDH.
Autores: Luiz Paulo Lopes Fávero, Marco Aurélio dos Santos e Ricardo Goulart Serra.
Purpose Branching is not the only way for foreign banks to enter a national market, and it is impractical when there are informational and cultural barriers and asymmetries among countries. The purpose of this paper is to analyze the determinants of cross-border branching in the Latin American banking sector, a region with regulatory disparity and political and economic instability, offering elements to a grounded strategic decision. Design/methodology/approach This study uses data from six Latin American countries. To account for the preponderance of zero counts, classes of zero-inflated models are applied (Poisson, negative binomial, and mixed). Model fit indicators obtained from differences between observed and estimated counts are used for comparisons, considering branches in each region established by banks from every other foreign region of the sample. Findings Branching by foreign banks is positively correlated with the population, GDP per capita, household disposable income, and economic freedom score of the host country. The opposite holds for the unemployment rate and entry regulations of the host country. Originality/value Few paper address cross-border banking in emerging economies. This paper analyzes cross-border branching in Latin America in the context of the current financial integration and bank strategy. Econometrically, its pioneering design allows modeling of inflation of zeros, over-dispersion, and the multilevel data structure. This design allowed testing of a novel country-level variable: the host country’s economic freedom score.
Autores: Keysa Manuela Cunha de Mascena, Simone R. Barakat, Giuliana Isabella e Adalberto A. Fischmann.
Purpose The purpose of this paper is to investigate the relationship between corporate governance structure and GRI reporting. More specifically, the study seeks to analyse board independence, board size and ownership concentration and their relationships with GRI reporting. Design/methodology/approach The hypotheses of the study were tested in a sample of 287 Brazilian companies listed on the B3, the Brazilian stock exchange, using logistic regression models. Data from 2013 were collected from the Econoinfo and GRI databases. Findings The findings show that there is a positive relationship between both board independence and GRI reporting and board size and GRI reporting, and a neutral relationship between ownership concentration and GRI reporting. These results indicate that the corporate governance structure influences a company’s decision to engage in social issue and stakeholders’ relationship activities. Originality/value The contribution of this study is it presents theoretical arguments and empirical evidence regarding the influence of corporate governance structure on CSD beyond the Anglo-Saxon context. The results show that good corporate governance practices cannot be generalized to different contexts.
Autores: Alexandre Di Miceli da Silveira
I investigate the effect of employee satisfaction on corporate performance based on an extensive dataset of 114,004 online reviews of Brazil’s 1,000 largest listed and unlisted firms from 2013 to 2018 posted at a local subsidiary of Glassdoor. I find that overall employee satisfaction is positively associated with firm performance and that this relationship is likely to be economically relevant. Among the four dimensions of employee well-being, the link with performance is most evident for the dimension on culture, followed by career opportunities. On the other hand, the dimension on compensation and benefits was the least connected with firm performance. Taken together, these results support the view that intrinsic motivators are more relevant for superior performance than extrinsic ones popularized by the carrot and stick approach to management. I also find that the influence of employee satisfaction on performance is likely to be asymmetrical, in the sense that workplaces characterized by low satisfaction among workers are more likely to lead to poor performance than best-in-class companies are likely to produce superior performance. To my knowledge, this is the first paper to document an asymmetrical link between firm value and employee satisfaction, as well the first one to investigate this issue in an emerging economy using online reviews.
Autores: Alexandre Di Miceli da Silveira
A poor ethical culture has been considered one of the reasons for the emergence of many corporate governance scandals. In this paper, I investigate the link between ethical culture and the composition of the board of directors for a sample of Brazilian companies. My measure of ethical culture is based on a text analysis of around 50,000 employee reviews posted at Glassdoor for over 1,400 terms related to five ethical dimensions: organizational trust, ethical leadership, benevolent orientation, empathy, and speaking out & efficacy. I find partial support for the hypotheses that a higher ratio of independent directors and of women on boards are associated with better ethical culture. My strong results, in turn, refer to a corporate governance feature little discussed in the literature: the percentage of board members appointed by minority shareholders. In this case, all models exhibit a strong negative relationship between the ratio of such directors and ethical culture. To my knowledge, this is the first paper to document a link between ethical culture and corporate governance mechanisms.
Autores: Marcelo Guzella, Felipe Buchbinder, Verônica Santana
We investigate the determinants of Venture Capital (VC) firms' activity in Latin America. Using more than 10 thousand funding rounds from 2002 to 2020, we found that the status of the firm determines more frequent and larger deals. Non-redundant connections increase the odds of investing, but redundant ones explain larger amounts. Younger firms participate in more deals, but mature firms invest larger amounts. Geographic proximity explains more investments, but institutional differences (regulatory quality and rule of law) explain larger rounds. We show that forecasting models with those features are useful for asset allocation and investment promotion.
Autores: Patrick Behr, Lars Norden, Raquel de Freitas Oliveira
We investigate whether firms’ number of credit relationships with financial institutions affects labor market outcomes. Using 5 million observations on matched credit and labor panel data from Brazil, we estimate IV regressions, employing exogenous variation in firm-lender relationships due to nationwide bank M&A activity. Firms with more relationships employ more workers and pay higher wage bills. Credit availability, cost of credit, and financial institution heterogeneity are economic channels. The firm-level results translate into positive macroeconomic effects in municipalities and states. The evidence is novel and indicates the positive effects of multiple relationships on labor market outcomes in an emerging economy.
Autores: Alexandre Rafael Barbosa Castilho, Simone Ruchdi Barakat
Studies on the relationship between corporate sustainability strategies and financial performance are often dealt with in a broad manner, which can hinder the ability to consolidate knowledge on the subject. In order to add greater depth and understanding to the debate, this study focuses on the issue of climate change mitigation strategies (CCMS). This focus allows for a reduction in the complexity of the analyses of the relationship between environmental and financial performance, and a more thorough discussion of corporate sustainability strategy choices. To analyze the relationship between CCMS and financial performance, this research collected data from 61 companies that took part in the selection process for the Corporate Sustainability Index (ISE) of the Brazilian Stock Exchange (B3), which was published between 2013 and 2019, and contained 249 observations. The research used multivariate analysis with the panel data regression method. The results showed there to be a positive and statistically significant relationship between CCMS and the financial performance of companies, indicating that the corporate implementation of practices and policies for facing up to climate change can lead to both environmental and economic benefits for companies.
Autores: Simone R. Barakat, João Maurício G. Boaventura, Marcelo L.D.S. Gabriel
Purpose – This paper investigates specific organizational capabilities related to stakeholder relationship capability and the effect of the latter on value creation.
Design/methodology/approach – The authors propose and test whether organizational capabilities related to knowledge, engagement, moral and adaptation are positively related to stakeholder relationship capability. The authors then test the effect of stakeholder relationship capability on the creation of greater value for stakeholders. The study tests the hypotheses with paneled data composed of a sample of 116 publicly traded companies in Brazil for a total of 275 observations taken over three years.
Findings – The findings show that there is a positive and significant relationship between knowledge, engagement, moral and adaptation capabilities and stakeholder relationship capability. Stakeholder relationship capability has been shown to have a positive and significant effect on greater value creation for stakeholders.
Practical implications – Analysis of the processes and practices that serve as the basis for each capability is meaningful for managerial practices, as it offers a more detailed understanding of the routines pertaining to each capability. Practical discussions on operational procedure levels are a meaningful and attainable way for managers to apply stakeholder theory.
Originality/value – The investigation of the specific capabilities enabling value creation between the company and its stakeholders contributes to the discussion of the connections between stakeholder theory and the resource-based view (RBV).
Autores: Vinicius Augusto Brunassi Silva , Humberto Galluci Netto
Purpose – This paper investigates the returns on M&A transactions for shareholders of acquiring companies in times of crisis in Brazil.
Theoretical framework – Our results are related to previous literature by Brown and Sarma (2007), Malmendier and Tate (2005), and Malmendier and Tate (2008). Our paper contributes to the aforementioned research by relating executives’characteristics to M&A returns in times of crisis.
Design/methodology/approach – We adopt the event study method to calculate abnormal returns and use multiple linear regression and propensity score matching techniques to connect returns to executive and firm variables.
Findings – We found positive average abnormal returns (between 1.8% and 3.3%) for M&A transactions carried out during recession periods in Brazil. In addition, we identify that abnormal returns during periods of crisis and expansion differ substantially. Finally, we show that executives with a graduate level academic background and less time in the company’s management are associated with positive abnormal returns during crises.
Practical & social implications of research – This article assesses the existence of abnormal returns in M&A operations by considering three distinct moments of crisis. The study also links abnormal returns to company variables and executive characteristics.
Originality/value – Previous research emphasizes the panorama of acquisition operations, synergies, cross-border acquisitions, and value creation. Therefore, we believe that our paper is pioneering in presenting results on abnormal M&A returns during crisis periods in Brazil.
Este curso é fruto dos resultados gerados de projeto de pesquisa do PPG, para capacitação às novas normas de divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade que sejam úteis para usuários de relatórios financeiros na tomada de decisões sobre o fornecimento de recursos para uma entidade.
Docentes envolvidos: Alexandre Sanches Garcia e Verônica de Fátima Santana
Discentes envolvidos: Rodrigo Lopes Luz, Eloisa Bicalho Moraes da Silva e Natália Fontenele Tiberio
Profissionais envolvidos: Denis Rowan, Organização: blendON
O objetivo da obra é identificar e debater temas relevantes relativos ao ecossistema da Perícia Contábil, a partir da experiência e vivência de Peritos Contábeis brasileiros de todas as épocas e idades. Os 21 capítulos vão além da normatização, da técnica e do tecnicismo da Perícia Contábil no Judiciário, em Arbitragens e nas relações privadas.
Docente organizador: Ivam Ricardo Peleias
Capacita estudantes da graduação em Administração para vivenciarem uma experiência empreendedora e de impacto social, unindo teoria e prática sob a mentoria dos professores e discentes do PPG/MPA. Os seminários abordam gestão de projetos, proposta de valor e planejamento, preparando os alunos estruturar e executar campanhas de arrecadação de alimentos.
Docentes Organizadores: Edson Ricardo Barbero e Jésus de Lisboa Gomes
Discentes e egressos envolvidos: Rosana Alcine, Gilmar Camilo Bezzera, Eduardo de Souza Porto Junior, Luis Henrique Rodrigues Motta, Adelson Rosenberg Coelho, André Felipe Russo Maluf e Daniel Garrido Fogos Junior.
Com o objetivo de fomentar a transparência corporativa e a qualidade das informações financeiras divulgadas pelas empresas, a ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) instituiu, em 1997, o Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC, que reconhece as organizações com as melhores práticas na divulgação de suas demonstrações contábeis. Desde 2022, a FECAP, o programa de mestrado atua como instituição colaboradora na avaliação técnica das demonstrações contábeis, contribuindo com sua expertise acadêmica e metodológica para assegurar a excelência e a credibilidade do processo de premiação.
Docentes envolvidos: Ahmed Sameer El Khatib, Alexandre Sanches Garcia, Tiago Nascimento Borges Slavov e Verônica de Fátima Santana
Discentes e egressos envolvidos: Ademar Lucas, Allan Silva de Carvalho, Amauri Liba , Anderson da Silva Pinto, Bruno Dias de Melo, Edmauro Carlos De Oliveira, Edna Yayoi Hirakawa Goto, Émerson Nogueira Sales , Eudes Martins de Araújo, Francisco Ferreira Diniz, José Orcélio Do Nascimento, Juliana Cristina Milan, Leandro Bryk, Lincoln de Jesus Peres, Luciana Gavazzi Barragan Rodrigues, Lucineide Bispo dos Reis Luz, Mauricio Lopes Da Cunha, Rafael Pascoto Fugimoto, Régis César Cunha, Ricardo de Oliveira Prado, Ronaldo Fróes De Carvalho.
Conheça as dissertações defendidas dos mestres em Administração da FECAP.
2024 2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013
Acesse aqui a Biblioteca Digital de Dissertações.
O Curso tem duração de 2 (dois) anos, aí incluídas a preparação e defesa da Dissertação de Mestrado. Em casos devidamente aprovados pela Coordenação do Curso, é possível a prorrogação do prazo total por até 6 (seis) meses, totalizando uma duração máxima de 2,5 anos (dois anos e meio), aí incluída a defesa da Dissertação de Mestrado;
O presente Processo Seletivo tem validade exclusiva para o semestre letivo em que o candidato prestou;
A critério exclusivo do Centro Universitário, a turma somente será instalada mediante o preenchimento da totalidade das vagas oferecidas, por candidatos que sejam considerados acadêmica e profissionalmente aptos à obtenção do nível de proficiência exigido dos formandos do Curso.
Poderão inscrever-se para o Processo Seletivo os portadores de diploma de nível superior (3o Grau), obtido no País ou no Exterior, devidamente reconhecido e registrado.
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá enviar, por meio eletrônico, ficha de inscrição devidamente preenchida e Curriculum Vitae.
O Processo Seletivo terá 02 (duas) etapas cumulativas, a saber:
1ª etapa: Realização de prova de Proficiência em Língua Inglesa aplicada pelo Centro Universitário Álvares Penteado;
2ª etapa: Entrevista com os candidatos inscritos e que realizaram a 1ª etapa por meio de Videoconferência.
Os candidatos selecionados para a entrevista serão informados da convocação por telefone e via e-mail.
Para fins de pesquisas e desenvolvimento de trabalhos científicos, é requerido o domínio da língua inglesa (leitura e interpretação de texto) no nível instrumental.
Candidatos aprovados no processo seletivo que não tenham sido considerados proficientes em Inglês, poderão, a critério exclusivo do Centro Universitário, ser admitidos na qualidade de Aluno Não Proficiente, podendo realizar novos exames de proficiência em Inglês em até duas oportunidades ao longo do curso, em datas determinadas pela Coordenação do Mestrado.
O aluno que, em qualquer dos casos, exaurir as oportunidades para comprovação da proficiência em Inglês sem lograr êxito será excluído do Programa de Mestrado da Instituição.
A seleção final dar-se-á, após análise das notas de provas e resultado da entrevista, com os candidatos classificados como “apto para matrícula” ou “não apto”.
A divulgação dos aprovados e, consequentemente, selecionados para o Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário será realizada por e-mail e WhatsApp dos candidatos.
Art. 7º Os candidatos aprovados no Processo Seletivo poderão realizar a matrículatambém ser de forma remota.
Para efetivação da matrícula deverão ser apresentadas cópias simples, acompanhadas dos originais, dos seguintes documentos:
Importante: Na ausência dos documentos originais, só serão aceitas cópias autenticadas.
Ex-alunos das unidades de ensino mantidas pela FECAP, para terem direito à vaga e à matrícula, deverão apresentar documento de quitação de obrigações financeiras anteriores, expedido pela Tesouraria do Centro Universitário Álvares Penteado;
Perderá o direito à vaga o candidato que deixar de requerer a matrícula dentro dos prazos estabelecidos, assim como aquele que não apresentar, no referido ato, a comprovação hábil de conclusão de curso de nível superior (3o grau);
A efetivação da matrícula dar-se-á somente mediante a instalação da nova turma do Curso;
Não havendo a instalação de nova turma do Curso qualquer quantia adiantada para estes fins pelos respectivos candidatos será integralmente reembolsada, na forma da lei;
O aluno que desejar cancelar a matrícula deve abrir um requerimento junto à Central do Aluno. O reembolso será de 80% (oitenta por cento) do valor da matrícula efetuada.
A FECAP oferece a você a oportunidade de financiar o Mestrado. Trata-se de um financiamento com recursos da própria Fundação, destinado aos alunos regularmente matriculados que precisam de um suporte financeiro para continuar ou iniciar os estudos.
Com o FIFE, você poderá financiar 40% do curso. Para garantir a sua tranquilidade, o pagamento do valor financiado inicia somente após a conclusão do curso em tempo regular
Saiba sobre os regulamentos internos do Mestrado Profissional em Administração.
Regimento do Curso Normas Reguladoras Créditos Complementares Política de Constituição de Bancas Examinadoras Política de Autoavaliação
O impacto da FECAP na minha trajetória profissional foi imediato e significativo. Mesmo atuando há dez anos no Banco do Brasil, percebi que o respeito que a FECAP desperta dentro do mercado financeiro. A instituição não apenas agregou conhecimento técnico, mas também fortaleceu meu networking e me consolidou na área.O professor Edison Simoni me apresentou ao mundo do ‘Valuation’. A partir disso, guiei minha carreira para me fortalecer no Mercado Financeiro. Já o professor Héber, meu orientador no mestrado, sempre esteve presente desde a graduação. Suas aulas eram excelentes, além dos conselhos valiosos.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
O conhecimento que adquiri na FECAP me deixou muito mais seguro e consciente da minha capacidade técnica, refletindo diretamente no meu nível de remuneração. O mestrado me ensinou a pesquisar, pesquisar e pesquisar! Esse hábito me gerou um arcabouço de informações que eu não possuía antes, e algumas leituras indicadas durante o curso, como ‘Rápido e Devagar’ e ‘Nudge’, mudaram minha visão sobre como lidar com outras pessoas no dia a dia profissional.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
O desenvolvimento do pensamento crítico foi o maior diferencial do mestrado. Isso é o que mais importa na formação de uma pessoa, e é algo que quero ensinar às minhas enteadas e amigos. No meu trabalho como Perita Contábil, a ênfase em finanças que aprendi no mestrado se mostrou essencial para a análise financeira de empresas e na atuação junto ao Ministério Público do Trabalho.
Ex-aluna do Mestrado em Administração
De maneira geral, tudo o que realizo hoje está intimamente ligado ao aprendizado que tive na FECAP. A instituição me proporcionou uma base sólida que me permite desempenhar diversas funções com competência e dedicação. A faculdade oferece uma formação sólida e de alta qualidade, com professores experientes e uma infraestrutura que favorece o aprendizado. A FECAP tem um compromisso com a excelência acadêmica e prepara seus alunos para os desafios do mercado de trabalho.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
Eu quis dar andamento aos estudos, porém ingressando em curso stricto sensu. No entanto, por questões profissionais, não tinha tempo disponível durante os dias e, por isso, optei pelo mestrado profissional, e entendi que a FECAP poderia ser uma excelente opção, o que se confirmou na prática. Estudar na FECAP foi importante para dar os primeiros passos como pesquisador. O curso me preparou para a posterior conclusão do Doutorado Acadêmico em Finanças, a publicação de dois artigos em periódicos de ponta (RBGN e RAUSP), a participação em alguns congressos, o desenvolvimento de conteúdo da disciplina Finanças Comportamentais para um MBA, a certificação como CFP e, como consequência, atuação como voluntário na Planejar, revisando textos encaminhados à mídia, além da publicação de artigos no Valor Econômico e Época Negócios.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
Me tornar mestre pela FECAP abriu portas. Mesmo antes de estar formado já surgiram convites para lecionar em boas instituições. Depois de formado, ainda mais: três universidades em SP e outras quatro no Paraná depois que me mudei para atuar nas cooperativas. Em todas elas, lecionei disciplinas da cadeira de finanças, como Gestão e Administração Financeira, assunto que eu gosto e continuo estudando.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
Na FECAP, tive a oportunidade de fazer grandes amizades no mestrado, com os quais tenho contato até hoje, além de conhecer ótimos professores! O acolhimento com o qual fui recebido pela Instituição foi excelente! O título de Mestre, sem sombra de dúvidas, foi um diferencial em minha carreira, pois me permitiu direcionar minha carreira para duas novas vertentes: a docência em nível superior e a consultoria em finanças pessoais e investimentos. Vários professores tiveram influência positiva durante minha passagem como mestrando pela FECAP, dentre os quais destaco o meu orientador durante a elaboração de minha dissertação, o Prof. Eduardo Pozzi Lucchesi, e o amigo Prof. Marcos Minoru Nakatsugawa na área de orientação de carreiras.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
Eu fiz o processo de seleção interna e fui selecionado para a primeira turma. A FECAP dá amplo apoio ao estudante com uma excelente biblioteca (inclusive on-line), laboratórios de informática muito bem equipados, corpo docente muito bem qualificado e horário que permite manter as atividades profissionais. Assim, recomendo fortemente o curso.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
A FECAP é muito bem vista no mercado, devido à forma séria de formar seus alunos. A FECAP não é para aluno amador que quer levar a Faculdade “nas coxas”. Desde o segundo grau, foram anos de muito estudo. Nunca reprovei um semestre, e foram anos de muita evolução acadêmica. Os professores do mestrado são extremamente preparados, com uma visão incrível sobre o mercado, principalmente mercado financeiro, professores como Raquel, Claudia, Héber, Di Miceli, são professores de peso com muita bagagem acadêmica e profissional. Tenho muito orgulho por ter estudado tantos anos na FECAP, tenho muito a agradecer pela transformação da FECAP na minha vida, a FECAP me “moldou” para o mudo corporativo, praticamente, cheguei pronto para trabalhar. Quando tenho que contratar alguém e sei que estudou na FECAP, para mim é um diferencial.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
Já atuando na área acadêmica, a importância do mestrado para o crescimento profissional ficou mais clara. Eu diria que o diferencial não foi o título em si, mas o aprendizado e as experiências relacionadas ao mestrado. Eu provavelmente não teria conseguido vir para os EUA sem o conhecimento de econometria, ou sem a participação em um congresso acadêmico do porte do EnANPAD. Isso certamente chama a atenção, poder apresentar minha pesquisa entre a elite dos pesquisadores em Administração do Brasil.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
O título de Mestre da FECAP fez total diferença não apenas na carreira corporativa, mas substancialmente na trajetória acadêmica, realizando um antigo sonho: sou professor em programas de graduação e pós-graduação em um dos maiores grupos educacionais. Atuo ainda como professor-autor na elaboração de materiais didáticos para Instituições de Ensino em todo o País. Atualmente, também trabalho como Sênior em uma das principais Instituições Financeiras do País.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
Assim que finalizei o Mestrado em 2019, somado à minha experiência profissional e a proficiência no idioma inglês, fui aprovado na Universidade da Califórnia de San Diego para o curso de Business Management with specialization in Finance e lá estive por 9 meses, experiência sensacional, que levarei para a vida e carreira.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
Tenho uma confiança grande no corpo docente e no projeto pedagógico dos programas de Mestrado. Acho importante frisar que durante o processo de transformação do aluno, além do corpo docente muito qualificado, ressalto a infraestrutura da FECAP nessa construção, as bases de dados, o acesso a softwares de análise de dados, softwares estatísticos, os serviços de apoio da biblioteca também foram cruciais para que tudo fosse possível.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
Estudar na FECAP foi excelente e, sem sombra de dúvidas, um divisor de águas na minha vida. Pude aprender bastante, conhecer ótimas pessoas e trocar experiências. Fora que transformou minha vida profissional completamente. Se eu fosse obrigado a voltar no tempo por algum motivo, a única certeza é que eu ia querer escolher estudar na FECAP novamente.
Ex-aluno do Mestrado em Administração
O mestrado contribuiu muito para minha formação, ampliando minha capacidade de reflexão e tomada de decisão de maneira democrática, assertiva, humanizada e ética. O contato direto com grandes nomes da educação dentro da FECAP foi determinante para que eu me tornasse a profissional que sou hoje. A FECAP tem um compromisso genuíno com a educação e com a formação de profissionais altamente qualificados. Conheço a seriedade e o compromisso da instituição e, por isso, recomendo a todos que desejam um ensino de excelência.
Ex-aluna do Mestrado em Administração
Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo
O Colégio e o Centro Universitário, mantidos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, são certificados como Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação.
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados