Liberdade
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O Colégio e o Centro Universitário, mantidos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, são certificados como Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação.
Na última quarta-feira (12), a Agência Experimental Benjamin e o coletivo Ruth Cardoso promoveram o bate-papo “Better in Denim – Como o olhar feminino e a diversidade transformam o mercado da moda”, inspirado na recente campanha da American Eagle. A ação foi amplamente criticada após falas consideradas eugenistas da atriz Sydney Sweeney, estrela da campanha, e posteriormente respondida pela GAP com o lançamento de campanha voltada à diversidade e à representatividade em parceria com o grupo musical Katseye.
A roda de conversa contou com Karine Liotino e Mariana Amaral, fundadoras da plataforma Etiqueta Certa, mediada pela Profª Dra Ivanilce Santos Oliveira. A Etiqueta Certa é uma plataforma que desenvolve um software escalável para criação de etiquetas conforme as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e padrões internacionais para o setor da moda, calçados e acessórios.
Durante o debate, as convidadas discutiram como as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) têm transformado a cadeia produtiva da moda, promovendo maior diversidade e transparência, principalmente na parte de criação, mas que atualmente regride com o aumento do conservadorismo. Além disso, Karine destacou o aumento da fiscalização das condições de trabalho e a evolução em critérios ambientais, como a redução do consumo de água e energia nas indústrias têxteis.
As palestrantes também comentaram sobre os desafios enfrentados por mulheres na moda, um setor majoritariamente feminino, mas ainda liderado por homens, ressaltando a importância de ocupar espaços e quebrar barreiras de gênero, a fim de promover uma representatividade real em todas as etapas da cadeia produtiva, da criação às decisões estratégicas.
A discussão se aprofundou com a fala da Profª Dra Ivanilce que reforçou a pauta no âmbito da comunicação pública sobre ser essencial trazer impacto direto à população. No caso da etiquetagem, ela apontou que o público pode e deve exigir que as marcas informem corretamente a composição dos produtos, prevenindo alergias e garantindo o direito à informação. Apesar de existir regulamentação do Inmetro, Karina e Mariana lembraram que a fiscalização ainda é limitada, especialmente entre pequenos fabricantes como o Brás, ao contrário do que ocorre em grandes marcas, que passam por auditorias mais rigorosas.
O evento foi encerrado com elogios das convidadas à união dos coletivos da FECAP em que possibilitou uma reflexão crítica sobre diversidade na moda e sobre a importância da regulamentação no setor