A premiação tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes de comunicação em faculdades públicas e privadas de todo o Brasil
As Alvaristas Giovanna Barboza, Melissa Souza, Paula Menato e Thalyane Moura, graduadas no curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), ganharam em setembro deste ano, o 48° Prêmio Expocom Nacional 2025, na categoria “Projeto de Assessoria Cultural e Social”.
A premiação é organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o mais importante congresso de comunicação do país, e tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes de comunicação em faculdades públicas e privadas de todo o Brasil.
A conquista é resultado do planejamento de comunicação orientado pela Prof. Ma. Carla Aparecida, para o Festival Sons da Rua, um dos primeiros eventos de grande porte em dedicação à cultura hip-hop no país. Além do título nacional na categoria, o grupo também foi vencedor do Prêmio Expocom Sudeste 2025 em “Planejamento e Gestão de Comunicação Digital ou Mídias Sociais para Organizações”.
Em depoimento, a ex-aluna Thalyane Moura explica o processo de construção do trabalho: “Durante um ano tivemos que mergulhar no universo dos festivais, na história do hip-hop em território nacional, na ascensão da arte urbana, nos bastidores do Sons da Rua e públicos, para assim, identificarmos os desafios do nosso cliente e iniciarmos o desenho do plano de ação”, explica.
Em complemento, Giovanna Barboza enfatiza como o trabalho em equipe permeou todo o processo de desenvolvimento: “Desde o início nos comprometemos em realizar todas as decisões juntas, e que, devido às rotinas intensas que tínhamos ao conciliar emprego e outras entregas da faculdade, nos ajudaríamos no que fosse necessário para concluirmos com sucesso o trabalho como uma verdadeira rede de apoio”.
Outra integrante complementa, dizendo a motivação para entregar o resultado final do TCC: “Almejamos esse resultado desde o nosso ingresso à FECAP, em 2021, ao descobrirmos a conquista de outras alunas em edições anteriores. O desafio somado a paixão pelas Relações Públicas, a cumplicidade do grupo e aos direcionamentos da nossa orientadora nos motivaram a fazermos o nosso melhor. Por isso, a sensação de continuar o legado da FECAP nos enche ainda mais de orgulho”, comenta Melissa Souza.
Para Paula Menato, a premiação também evidência como estão bem encaminhadas para os rumos da profissão: “O prêmio é um indicativo de que estamos preparadas para enfrentar os desafios da área de comunicação. A experiência de elaborar esse trabalho nos proporcionou aprendizados que levaremos para toda a carreira e reforça a qualidade da formação que recebemos na FECAP”, finaliza.