Entre os dias 08 e 10 de abril de 2025, alunos do 3º ano do curso técnico em Comércio Exterior do Colégio FECAP marcaram presença na Anuga Select Brazil, principal feira de alimentos e bebidas das Américas, realizada no Distrito Anhembi, em São Paulo. A iniciativa teve como objetivo conectar os alunos a uma experiência prática e estratégica, promovendo a vivência de negócios reais e a expansão de repertório sobre mercados internacionais.
A ação fez parte de uma estratégia voltada ao desenvolvimento de competências profissionais técnicas para o setor de comércio exterior, incluindo prospecção de fornecedores, identificação de clientes potenciais, certificações internacionais e oportunidades de exportação.
Durante o evento, os alunos acompanharam palestras técnicas, participaram de seminários setoriais, realizaram visitas a estandes de empresas nacionais e internacionais, e se engajaram em rodadas de negócios com foco em exportação e mercado Halal. Entre os destaques, estão os encontros com representantes da ApexBrasil, FAMBRAS HALAL, Espírito Cacau, MASTERINT, entre outras.
A feira proporcionou aos alunos oportunidades de aprendizado fora da sala de aula, com destaque para a participação dos alunos da empresa simulada FMP Trading criada no âmbito do Projeto Startup, representada por Enzo Nassar, Mateus Cosso, Paulo Zorzin, Victor Faria e Matheus Martinez, que estiveram presentes já no primeiro dia do evento, realizando visitas técnicas e interações com expositores estratégicos.
No dia 09 de abril, toda a turma participou de uma visita guiada, com direito a orientações de especialistas, apresentações empresariais e participação em rodadas de negócios, conectando-se com profissionais de referência no setor.
Os alunos também acompanharam palestras sobre o Certificado HALAL, promovidas pela FAMBRAS HALAL, e participaram do seminário sobre o Mercado Árabe, ampliando a compreensão sobre certificações e oportunidades de exportação para países islâmicos. O destaque ficou para o contato direto com o Gerente da Regional Sudeste da ApexBrasil, além de empresários como Victor Mellão, da MASTERINT.
“Foram muitos aprendizados: desde estratégias para posicionar marcas brasileiras no mercado externo, até o fortalecimento de redes de colaboração entre produtores, cooperativas, empresas e compradores internacionais”, afirmou o aluno Enzo Nassar, integrante da FMP Trading (startup criada no Projeto Startup do Colégio Fecap).
Durante a visita, os alunos puderam explorar estandes de empresas como Espírito Cacau, UVA SÓ, MASTERINT, e a própria FAMBRAS HALAL, estreitando o vínculo entre teoria e prática. Como desdobramento da participação, os alunos foram convidados a participar do Congresso Técnico-Científico Halal, promovido pela Academia FAMBRAS HALAL, que ocorrerá em outubro deste ano — um reflexo direto da seriedade e do engajamento demonstrado por nossos alunos.
“Um dos grandes destaques foi o foco no Certificado Halal, um pilar para quem busca expandir para mercados internacionais com responsabilidade e autenticidade. Tivemos a honra de acompanhar nomes de peso como Omar Chahine Delduque Martins, que partilharam insights fundamentais sobre o cenário Halal no Brasil e no mundo”, relatou Matheus Cosso, da empresa simulada FMP Trading:
Ao proporcionar esse tipo de experiência aos alunos, o Colégio FECAP reafirma seu compromisso com a educação conectada às necessidades do mercado, preparando futuros profissionais para atuarem com segurança, flexibilidade e visão sistêmica.
“Essa é uma experiência estruturada para preparar nossos alunos para os desafios do mercado global. A participação em eventos como a Anuga é uma oportunidade de aplicar conhecimentos, fazer conexões e compreender de forma concreta os mecanismos do comércio exterior”, destaca a professora técnica responsável pela atividade, Ana Maria Matta Walcher.
Além de docente, a professora Ana também é empresária na área de Comércio Exterior e reforça que “participar de eventos internacionais é importante para gerar novos negócios e promover mercados. Essa vivência prática foi projetada para acelerar o aprendizado dos alunos e integrá-los mais diretamente com o mercado global”, finaliza.
Com o avanço da tecnologia e a intensificação dos processos de internacionalização, o perfil do profissional de comércio exterior tem se transformado. Cada vez mais, espera-se que esses profissionais sejam além de técnicos operacionais, estrategistas e negociadores globais.
A coordenadora técnica do Colégio Débora Machado, destaca o impacto da atividade: “Participar da Anuga é abrir janelas para o mundo real dos negócios. As conexões realizadas ultrapassam o conteúdo programático e se transformam em oportunidades reais de carreira.”
A presença dos alunos do Colégio FECAP em uma das maiores feiras do setor também representa um importante posicionamento institucional no cenário educacional técnico nacional, evidenciando seu compromisso com metodologias ativas, parcerias estratégicas e formação cidadã voltada ao mundo do trabalho.