A FECAP deu início às atividades do Centro de Excelência Jean Monnet em Empresas e Direitos Humanos (BHR). A inauguração aconteceu na semana passada (04/03), com uma série de ações. Com iniciativas educacionais que incidem desde o ambiente de sala de aula até cursos avançados e de imersão no tópico, o intuito do projeto é desenvolver práticas necessárias para enfrentarem um cenário cada vez mais dinâmico de negócios, com riscos e oportunidades latentes.
Um dos momentos mais esperados durante as atividades de inauguração foi a visita do Dr. Florian Wettstein, renomado professor de ética empresarial e diretor do Instituto de Ética Empresarial da Universidade de St. Gallen, Suíça. Wettstein é uma autoridade internacional na intersecção da responsabilidade corporativa, ética empresarial e empresas e direitos humanos. Ele já colaborou com governos, sociedade civil e setor privado em inúmeras iniciativas e projetos nessa área.
Prof Dr. Florian Wettstein fala a alunos no campus da FECAP.
“A iniciativa representa um passo significativo na promoção e disseminação de melhores e inovadores práticas empresariais no Brasil e na América Latina. A FECAP agradece à União Europeia pelo apoio contínuo e espera impactar positivamente as iniciativas empresariais e a formação de alunos brasileiros através do Centro de Excelência recém estabelecido”, afirma a professora da FECAP Cláudia Alvarenga Marconi, responsável pelas atividades.
O Centro será co-financiado pela Executive Agency for Education and Culture da União Europeia (UE), com investimentos de €100 mil (100.000 euros). Este é o projeto mais ambicioso no âmbito das Ações Jean Monnet, tendo duração de 36 meses, e buscará catalisar mudanças positivas nas práticas empresariais, integrando-as cada vez mais a princípios de sustentabilidade e alinhando-as de maneira mais estreita com a proteção dos direitos humanos.
Visita à Natura, como parte das atividades de lançamento do Centro.
Nesse sentido, o Centro de Excelência contará com a parceria estratégica do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Atuante desde finais dos anos 1990, o Instituto conta com mais de 450 empresas associadas, todas em diálogo com a gestão socialmente responsável de seus negócios.
O Centro destaca-se também por sua abordagem interdisciplinar, reunindo 10 renomados professores brasileiros, incluindo seus Co-Diretores e professores na área de Relações Internacionais da FECAP – Cláudia Marconi e Rafael Miranda – e seis professores europeus, em uma equipe de trabalho e rede de pesquisa híbrida.
A equipe garantirá o segundo grande impacto previsto deste Centro de Excelência Jean Monnet: formar e capacitar estudantes, em diferentes níveis de sua formação acadêmica, na agenda de pesquisa e construção de capacidades em Empresas e Direitos Humanos.
Para maiores detalhes sobre o Centro de Excelência Jean Monnet sobre Empresas e Direitos Humanos, acesse o site oficial: clique aqui!