fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno publicou três livros após Mestrado da FECAP

O ex-aluno do Mestrado em Administração da FECAP Jose Faria Júnior publicou três livros depois...
Alumni | 16/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado em Administração da FECAP Jose Faria Júnior publicou três livros depois de titulado como Mestre. Ele também atua no mercado de capitais e se diz mais seguro para desempenhar as suas atividades profissionais.  

Formado em Economia pela UFJF, atuou como gestor financeiro em empresas de médio porte entre 1991 e 2005 na região da Zona da Mata Mineira. Em 2006, mudou-se para São Paulo para atuar como consultor na Wagner Investimentos.  

“Entre 2006 e 2007 me certifiquei como Analista de Ações CNPI (Apimec), Planejador Financeiro Pessoal CPF® (Planejar) e Consultor de Valores Mobiliários (CVM). Em 2010 me registrei na Anbima como Gestor de Fundos, tendo a certificação CGA. Na busca por mais conhecimento, entrei no mestrado da FECAP em 2011. Neste período era sócio-diretor da Wagner Investimentos, consultoria de Valores Mobiliários, que tem como clientes Assets Managements, Tesourarias de Bancos e grandes empresas. Também era professor de Finanças dos cursos de Pós-Graduação da BSP Business School São Paulo e das Faculdades Oswaldo Cruz. Continuo com as mesmas funções, agregando a de professor na Escola Nacional de Seguros. Mas, isso não significa fazer o trabalho da mesma forma! Certamente estou mais seguro em minha atuação profissional”.  

Ele diz que buscou a FECAP devido à necessidade de conciliar vida profissional e vida acadêmica em uma escola muito bem qualificada.  

“Eu fiz o processo de seleção interna e fui selecionado para a primeira turma. A FECAP dá amplo apoio ao estudante com uma excelente biblioteca (inclusive on-line), laboratórios de informática muito bem equipados, corpo docente muito bem qualificado e horário que permite manter as atividades profissionais. Assim, recomendo fortemente o curso”.  

Após o Mestrado, Jose Faria também teve maior facilidade em fazer pesquisa. “Até o momento escrevi três livros para cursos de pós-graduação. Para o MBA de Gestão de Seguros e Resseguros da Escola Nacional de Seguros o livro ‘Gestão Financeira’. Para o MBA em Finanças, Investimentos e Banking na Era Digital da BSP Premium On-Line, os livros de ‘Derivativos e Câmbio’ e ‘Gestão de Riscos e Resultados’. Também coordenei cursos de pós-graduação por três anos e desenvolvi diversos materiais para o exame de certificação profissional CFP®”.  

O profissional também participou de quatro eventos muito importantes, todos em nome da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), que representa com exclusividade a certificação CFP® no Brasil: Seminário Anbima Como Investir 2019 (palestra sobre Renda Variável); Semana ENEF 2020 (debate sobre Diversificação de Investimentos no canal da CVM Educacional); Pesquisa sobre o custo de transporte na cidade de São Paulo em 2019 a pedido da Globo News; e Programa de Educação Continuada (PEC) da Planejar sobre investimento em ouro em 13/08/2020.  

A dissertação do ex-aluno, “Diversificação Internacional de Investimentos com a utilização de Exchange-Traded Fund e Purchasing Managers’ Index” foi sobre a diversificação internacional de investimentos, apresentada em fevereiro de 2014, quando o assunto ainda era muito pouco divulgado no Brasil, e foi orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Pozzi Lucchesi.  

“A dissertação partiu do trabalho seminal de Harry Markowitz e incluí um filtro de alocação, o índice PMI da Manufatura”. O resultado da pesquisa sugeriu que é vantajoso ter uma carteira diversificada em termos geográficos, finaliza.  

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados