O artigo “Evidências do Isomorfismo na Gestão de Riscos Operacionais em Instituições Financeiras que atuam no Brasil “, obtido a partir da dissertação de Mestrado da aluna da FECAP Profa. Mestra Marta de Lourdes Ferreira foi publicado na Revista Contabilidade Vista & Revista.
O texto pode ser acessado neste link.
O trabalho analisou evidências do isomorfismo na Gestão de Riscos Operacionais em bancos atuantes no Brasil, buscando identificar pontos de convergência e porque ocorrem. A pesquisa é qualitativa e descritiva, realizada por análise de conteúdo do Relatório “Pilar 3” de oito instituições entre 2013 e 2019.
A dissertação contou com orientação da FECAP Ivam Ricardo Peleias e também do professor Claudio Parisi, seu parceiro acadêmico há mais de 20 anos.
OS AUTORES
Marta Lourdes Ferreira: Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP-SP. Professora nos cursos de graduação e pós graduação das universidades UNIB-Universidade Ibirapuera (Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Gestão Financeira) e UNASP – Centro Universitário Adventista de SP.
Ivam Ricardo Peleias: Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – FEA-USP-SP. Professor e pesquisador contábil do Centro Universitário FECAP-SP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
Claudio Parisi: Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – FEA-USP. Professor Pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais da Universidade Presbiteriana Mackenzie.