fbpx

Colégio FECAP arrecada 4.300 livros para criar biblioteca em escola da Bahia

Na semana passada, o Colégio FECAP enviou um carregamento de 4.300 mil livros para um povoado de...
Colégio | 22/02/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Na semana passada, o Colégio FECAP enviou um carregamento de 4.300 mil livros para um povoado de difícil acesso no sertão da Bahia. Os livros, que foram arrecadados entre os alunos, professores e funcionários durante todo o ano letivo de 2020, mesmo com a pandemia, têm uma finalidade: criar uma biblioteca no Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, no Distrito de São Tomé, Município de Campo Formoso.

A iniciativa partiu da professora de Redação do Colégio FECAP, Janaína Barros.

“A ideia da arrecadação surgiu a partir de um grupo de professores no aplicativo WhattsApp. Conversando com outros mestres de vários estados do Brasil, descobri essa escola quilombola, que não tem biblioteca, e trouxe o projeto para o Colégio. Os alunos abraçaram a iniciativa”, explica Janaína.

A localidade tem como principal cultura de subsistência de seus moradores a colheita do sisal. A comunidade, que é remanescente de quilombo, tem três escolas municipais e uma estadual. O Colégio Estadual do Campo de São Tomé, que receberá a doação, conta com cerca de 220 alunos, e não possui nenhum espaço de leitura. O projeto “Ler é transformar” será responsável por tornar esse sonho realidade: formar uma biblioteca na escola.

A professora Janaína acredita que o projeto convida os alunos a refletir sobre a importância da leitura como agente transformador na vida de todos os jovens brasileiros. Além disso, para ela, os livros abrem as portas do conhecimento, da cultura e das possibilidades de desenvolvimento pessoal, sobretudo para quem não tem condições de obter essas ferramentas por outros meios.

O transporte dos livros foi realizado pela empresa VI Guindastes. A FECAP ainda deve enviar móveis para equipar a biblioteca. O projeto deve continuar em 2021, arrecadando mais livros.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados