fbpx
voltar ao topo
Pesquisa mostra leve alta na confiança do empresário de SP em setembro
Image by freepik

Pesquisa mostra leve alta na confiança do empresário de SP em setembro

Ainda sob efeitos da pandemia, este é o quarto mês seguido de alta, mas ainda abaixo dos números do ano passado. O índice IFECAP, que mede a...
Imprensa | 22/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp
Ainda sob efeitos da pandemia, este é o quarto mês seguido de alta, mas ainda abaixo dos números do ano passado.

O índice IFECAP, que mede a confiança do empresário do comércio do estado de São Paulo, registrou uma leve alta de 3,44% em setembro, na comparação com agosto. Esse é o quarto mês consecutivo de resultados positivos, na esteira da reabertura gradual da economia.

“Durante o processo das entrevistas com os comerciantes paulistas, percebemos alguns fatores que influenciaram os resultados da expectativa futura, sendo eles: problemas com fornecedores, em relação aos altos preços e longos prazos de entrega praticados e quebra na expectativa com o volume de vendas, mesmo com a maior flexibilização”, diz o economista e pesquisador do Instituto de Finanças FECAP, Allan S. de Carvalho.

O Índice Geral registrou 115,12 pontos na série, sem ajuste sazonal. Entretanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador aponta uma queda de 9,96%.

O aumento do Índice Geral decorre do Índice Momento Atual, que apresentou um aumento de 8,38%, na comparação com o mês anterior, registrando 104,21 pontos. O resultado ultrapassou a faixa de 100 pontos pela primeira vez, desde maio/20. O aumento foi influenciado pela melhora nas vendas (+6,98%), encomendas (+8,24%) e situação geral dos negócios (+9,77%); sendo todas as variações comparadas em relação ao mês de agosto de 2020. Ao compararmos com o mesmo período do ano passado, os resultados, do Índice Momento Atual estão 4,57% abaixo.

Os resultados do Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, apresentou leve queda na comparação com o mês anterior (-1,88%), registrando 131,49 pontos. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o valor ainda se encontra 15,64% abaixo.

Os resultados do Índice Futuro se devem, principalmente, às expectativas de encomendas para os próximos três meses, com queda de 3,79% (126,99 pontos), quando comparamos com o mês anterior. Já as expectativas de vendas futuras permaneceram estáveis alçando 135,99 pontos (-0,02%).

INDICADORES

O IFECAP divide-se em três indicadores:

• Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;

• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;

• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados