fbpx
voltar ao topo

Conexão em Espanhol: América Latina

Em Breve

- FéRIAS

Carga Horária

12 horas


Data

21 a 23 de Janeiro


Horário

19h às 22h40


Localização

Liberdade


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 240,00
Externos: R$ 480,00


Período de Inscrição

até 20 de Janeiro


Professor(a)

Gloria Cortés Abdalla


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais e estudantes interessados em adquirir capacitação em nível inicial para o desenvolvimento de habilidades interpessoais básicas em língua espanhola com foco em negócios e estudos em países como Colômbia e México.

OBJETIVO(S):

Adquirir domínio rápido e efetivo de algumas funções comunicativas ligadas aos âmbitos dos negócios e de estudos em língua espanhola, com foco nas relações interpessoais com falantes da América Latina.

Conteúdo

  • “Relações interpessoais”: saudações formais/informais; estrutura de uma apresentação profissional; troca de informações básicas: preenchimento de cadastros, matrícula em
    cursos, uso de números em contexto (telefones, datas);
  • “Pronúncia essencial”: dinâmicas orais para a comunicação clara.
  • “Rede de Contatos Internacionais”: panorama socioeconômico com dados-chave sobre países como Colômbia e México, incluindo aspectos relevantes para negócios e estudos.
  • “A Linguagem do Dia a Dia Profissional”: variantes e expressões chave em espanhol com comparações linguísticas português-espanhol. Uso de vocabulário específico de cada país para chamadas, entrevistas e reuniões breves;
  • “Produção escrita situada”: redação de e-mails, páginas Linkedin, currículo e mensagens;
  • “Cultura e Etiqueta”: normas de comunicação não-verbal, gestos e hábitos culturais no âmbito em alguns países da América Latina. Como evitar mal-entendidos.
  • Uso do enfoque metodológico de Ensino de Línguas para Fins Específicos com foco na multimodalidade e multiculturalidade;
  • Aulas presenciais com uso de material áudio visual e material escrito entregue digitalmente;
  • Prática das habilidades orais por meio de simulações das situações a serem aprendidas pelos alunos;
  • Práticas escritas e orais em nível inicial dos gêneros multimodais propostos.

Para o aluno que desejar a certificação, será exigida a presença e entrega das atividades em 75%.

Professores

Gloria Cortés Abdalla é doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursa atualmente os estudos de pós-doutorado na mesma instituição com foco no uso de IA e ensino de Português no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Sua experiência profissional inclui, a pesquisa e ensino de Línguas para Fins Específicos, a formação de professores, além da docência de inglês e espanhol desde 1993. Foi vice coordenadora no curso de Letras Espanhol da PUCSP (2011-2013) e coordenadora dos cursos de extensão de espanhol da COGEAE-PUCSP (2009-2014). Na FECAP atua como professora desde 2005, lecionando espanhol, inglês e português para estrangeiros e é responsável pelo desenho de cursos de português Brasileiro para estrangeiros no formato EaD. É autora de livros didáticos, incluindo material aprovado no PNLD- 2026 para a FTD e participa da gestão da APEESP (Associação de professores de Espanhol do Estado de São Paulo), no biênio 2024-2026.

Gloria Cortés Abdalla

Profa. Dra. Gloria Cortés Abdalla

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

icone de canais de comunicacaoReceba tudo o que rola no universo FECAP

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados