Whatsapp
ASA
Tour Virtual
Eu tomei como base duas perspectivas para abordar as tendências em marketing digital: a primeira olhando a evolução tecnológica, cujo desenvolvimento pode permitir novas dinâmicas no marketing; já a segunda perspectiva se baseou na evolução mercadológica, com tendências sociais e insights de usos pioneiros, que já estão acontecendo.
Sempre que abordo a evolução da tecnologia, gosto de refletir com base em três demandas contínuas da era da informação, mais uma, que é consequência do crescimento das três primeiras.
O que chamo de 3 demandas contínuas são áreas básicas do processamento de dados, para geração do ativo mais valioso da sociedade nos dias de hoje, a informação. Inteligência, conhecimento e insights são gerados a partir das informações.
Temos cada vez mais pessoas e coisas conectadas à internet, capturando dados que são devidamente tratados com alguma lógica, para serem transformados em algo de valor.
O crescimento exponencial na captura de dados, através de dezenas de bilhões de dispositivos conectados, se aproveita da Lei de Moore (Gordon Moore, um dos fundadores da Intel), que prevê o dobro de performance dos chips, a cada 24 meses, viabilizados no mercado, com o mesmo preço. Essa lei é de 1965 e vale até hoje.
Assim, as três demandas contínuas da era da informação, essenciais para qualquer projeto de tecnologia, inclusive os de Marketing Digital, são:
Além das 3+1 demandas contínuas da era da informação, eu identifico oito Megatendências da Tecnologia para serem consideradas como base para uma investigação das tendências em Marketing Digital.
Movimentos do mercado tecnológico que evoluem por muitos anos em diferentes formatos e produtos e até com nomes diferentes.
Com toda esta base de evolução tecnológica, quais são as tendências de Marketing Digital que podemos apontar?
Além das evoluções tecnológicas, temos a dinâmica do mercado e das sociedades, que trazem uma série de oportunidades para o marketing digital e por consequência tendências que não são tão novas assim, inclusive algumas já podem ser percebidas em ambientes pioneiros.
Segue uma lista de tendências de marketing digital, complementares às cinco já apresentadas:
Assim, vemos um futuro muito mais evolutivo, do ponto de vista de marketing digital, suportado por verdadeiras revoluções tecnológicas e pelo amadurecimento dos clientes, dos meios e das marcas no ambiente digital, eletrônico e conectado, na maioria das vezes à internet.
Existem algumas preocupações que se destacam em meio a essas várias tendências, como:
Temos um futuro promissor, no qual o marketing digital estará mais integrado, mais maduro, mais relevante, em cada michimomento, viabilizando histórias e conteúdos relevantes, que podem ser criados por humanos ou máquinas, para serem agregadores de valor, no local certo, na hora certa e no meio mais adequado para cada indivíduo.
Antes de finalizar, é importante destacar a concentração de “agentes” que instrumentalizarão este marketing digital do futuro. O conceito de empresas–plataforma (Google, Facebook, Amazon, Microsoft…), que geram muita inovação, também pode ameaçar o surgimento de novidades no mercado, em função do seu domínio econômico/financeiro.
Apesar de todas as tendências identificadas, o marketing digital segue sendo parte do marketing (holístico), com as mesmas funções principais: de gerar demanda ou construir marca, independente dos meios e das abordagens (por exemplo, com foco em crescimento, como no Growth Hacking).
Os profissionais de marketing digital precisam entender cada vez mais de tecnologia, mas seguem sendo avaliados pelas decisões que precisam tomar todos os dias, cada vez com mais opções, mas também com mais ferramentas de apoio, em busca de eficiência.
Esperamos ver em breve todas essas tendências, que podem transformar o empreendedorismo e a inovação, a parti de ações de marketing digital, impactando o mercado brasileiro.
Fique ligado!
Elber Mazaro
Advisor na Wintepe, consultor, palestrante e professor de MBA
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados