fbpx
voltar ao topo

Visita técnica à Timbro aprofunda visão dos alunos do Colégio FECAP sobre comércio exterior e mercado internacional

No dia 29 de abril, os alunos do terceiro ano do curso técnico em Comércio Exterior do Colégio...
Colégio | 04/05/2025
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

No dia 29 de abril, os alunos do terceiro ano do curso técnico em Comércio Exterior do Colégio FECAP participaram de uma visita técnica à sede da Timbro Trading Company, localizada no centro financeiro da capital paulista. Com uma trajetória consolidada no comércio internacional, a uma empresa brasileira é especializada em operações de importação e exportação, e está presente em diversos segmentos como agronegócio, mineração, automotivo e bens de consumo, oferecendo soluções integradas em trade, logística e financiamento.

A atividade teve como tema O Papel de uma Trading Company na Exportação e Estratégias para o Projeto STARTUP” e foi conduzida por Tatiana Sayuri Tutiya, Juliana Ometto de Carvalho e Fabrício Ramos Ribeiro, profissionais da Timbro que compartilharam com os alunos suas experiências e estratégias no universo do comércio internacional. Os temas abordados incluíram estrutura de trading companies, gestão documental, precificação na exportação, análise de mercados e desafios de startups exportadoras.

“Estar em contato com um player estratégico do comércio internacional como a Timbro faz toda diferença na formação dos nossos alunos. Eles puderam entender como decisões são tomadas na prática e como estruturar operações exportadoras desde o início. Essa é uma experiência transformadora para quem quer atuar na área”, destacou a professora especialista em Comércio Exterior, Ana Walcher, que acompanhou a visita.

Ao longo da apresentação, os profissionais da Timbro explicaram como a empresa atua como elo entre fornecedores nacionais e compradores globais, assumindo responsabilidades logísticas, cambiais e regulatórias para garantir o sucesso das operações. Foram compartilhados detalhes técnicos sobre a formação de preços internacionais, o papel da intermediação comercial, estratégias de mitigação de riscos e os diferentes modais utilizados de acordo com o tipo de carga e destino.

“Nosso objetivo é proporcionar experiências reais de mercado que complementem os conhecimentos teóricos em sala. A visita à empresa possibilitou uma imersão técnica nas estratégias e práticas de exportação, contribuindo diretamente para o amadurecimento da formação e dos projetos de criação das startups no setor”, avaliou coordenadora técnica do colégio, Prof.ª Débora Machado.

Um dos pontos altos do encontro foi o debate sobre o perfil das startups exportadoras, com destaque para erros comuns na fase inicial, como falta de compliance documental, despreparo logístico e ausência de planejamento cambial. Os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre licenciamento, fluxo aduaneiro, exigências sanitárias e mecanismos de financiamento à exportação.

“Foi uma experiência que com certeza marca minha jornada acadêmica. Aprendi muito sobre o mercado de comércio internacional, vi de perto como uma grande empresa atua e saí de lá com ainda mais certeza de que estou no caminho certo”, relatou o aluno Paulo Zorzin Gerin, impressionado com a profundidade dos conteúdos apresentados.

A Timbro também apresentou seu portfólio de atuação, que vai desde a estruturação de operações de trade até a prestação de serviços como exportação por conta e ordem, gestão de risco financeiro, transporte multimodal e consultoria em inteligência de mercado.

A visita faz parte das ações de networking e atividades práticas do ensino técnico do Colégio FECAP, um eixo formativo que visa desenvolver nos alunos a capacidade de elaborar soluções reais para o mercado global. A experiência vivenciada na Timbro amplia a base técnica dos alunos, oferecendo repertório estratégico para que seus planos de exportação sejam mais viáveis e alinhados às exigências do comércio internacional.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados