A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) tem o poder de transformar desafios em oportunidades, e a história da ex-aluna Karen Wolga é um exemplo disso. Formada em Administração em 2018, ela encontrou na instituição o suporte necessário para estruturar sua empresa, a Taurun Company, que atua no ramo de tecnologia para superfícies esportivas.
A decisão de ingressar na FECAP veio de maneira inusitada. Durante uma conversa entre amigos, surgiu o desafio de cursar uma faculdade reconhecida e exigente. “Alguém disse: ‘Quero ver se você conseguiria um diploma de uma FECAP da vida’. Pronto. Desafio aceito! Eu ainda não sabia se faria outra faculdade ou não, mas se eu fizesse, seria na FECAP”, relembra Karen.
A experiência acadêmica foi decisiva para sua carreira. “A grade de Administração foi uma amostra grátis de tudo o que eu precisaria saber. Um verdadeiro trampolim que facilitou muito na hora de montar uma empresa com estrutura para decolar”, afirma. O networking com professores e colegas também foi essencial. “Até hoje, muitos deles participam da Taurun com seus sábios conselhos e sugestões pertinentes.”
Karen destaca a influência de diversos professores ao longo de sua formação. “A professora Sandra Façanha esteve presente durante toda minha graduação. Tive o privilégio de publicar um artigo com ela e com o Eder de Freitas Melo, também alvarista.” Outro episódio marcante foi o apoio da professora Flavia Moreira, que percebeu que seu desafio em matemática financeira não eram os números, mas sim a interpretação dos enunciados. “Ela me deu uma aula de português, e daquele dia em diante nunca mais tirei menos do que 8,5 em suas provas.”
A trajetória da Taurun Company, empresa que Karen cofundou ao lado de seus irmãos Caio e Felipe Wolga e do amigo Douglas Barroso, se consolidou com os aprendizados adquiridos na FECAP. “A professora Miriam Vale e a professora Suzana Bandeira foram fundamentais para que a Taurun ultrapassasse fronteiras. Em breve, estaremos conquistando o mundo, e a FECAP tem parte nisso.”
Karen também relembra com carinho a influência da família Putvinks, em especial do professor Reinaldo Putvinks , carinhosamente chamado de “Puti”, que a incentivou em seu pior momento acadêmico. “Estava pronta para trancar a faculdade, mas ele me desafiou a ser sua monitora de estatística. Me preparou para isso e esteve comigo em todas as crises de insegurança. Isso me garantiu uma bolsa de 50%, permitindo que eu concluísse minha graduação.”
Atualmente, Karen é Gestora de Operações Internas da Taurun Company, coordenando toda a operação e aplicando os conhecimentos adquiridos na FECAP. A empresa atende todo o território nacional e é referência nos principais eventos privados de artes marciais. “Hoje, temos uma equipe de aproximadamente 30 pessoas e todas as grandes equipes de luta contam com a estrutura da Taurun para fomentar o crescimento do esporte.”
Sobre recomendar a FECAP, Karen não tem dúvidas. “Sim, recomendo a FECAP. Mas já deixo o alerta: não é uma faculdade para quem precisa só de um diploma. Vá preparado para mergulhar no conteúdo e sugue ao máximo o conhecimento desse time de professores indiscutivelmente qualificados. Você vai perceber que está pagando muito barato por todo o conhecimento adquirido.”
Com sua trajetória inspiradora, Karen Wolga reforça a importância da FECAP na formação de profissionais e empreendedores preparados para enfrentar desafios e transformar ideias em grandes negócios.