Liberdade
Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo

O Colégio e o Centro Universitário, mantidos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, são certificados como Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação.

Como parte da programação do projeto de extensão do curso de Relações Internacionais FECOP30, a FECAP sediará dois importantes debates no Teatro FECAP, reunindo profissionais e especialistas para discutir temas centrais da agenda climática e social que estarão em pauta na COP30.
As inscrições já estão abertas. Conheça os painéis e garanta sua vaga!
Empresas e mudanças climáticas: até que ponto a transição sustentável é um desafio ou uma oportunidade para os negócios?
Data: 15 de outubro de 2025
Horário: das 19h às 20h30
Local: Teatro FECAP
Inscrições: Clique aqui para se inscrever
De que forma empresas de alimentos, telecomunicações e seguros enfrentam os riscos e, ao mesmo tempo, identificam oportunidades geradas pela transição para modelos de negócios mais sustentáveis. O debate pretende destacar os custos e obstáculos que cada setor enfrenta, mas também mostrar soluções inovadoras e estratégias que transformam a sustentabilidade em valor para o negócio e para a sociedade.
Participantes:
Ivo Kanashiro
Superintendente de Sustentabilidade – MAPFRE
MAPFRE é um grupo multinacional de seguros e resseguros que atua em ramos como automóvel, agro, patrimonial, vida e gestão de ativos, com presença consolidada em diversos países e papel de destaque na América Latina — incluindo operação relevante no Brasil. Reconhecida pela sua escala e capilaridade, a companhia combina atuação comercial com políticas institucionais sobre clima: definiu metas de redução de emissões, restringe subscrição/investimentos em projetos de alto carbono e tem linhas de produto voltadas à resiliência climática (por exemplo, soluções paramétricas).
Na agenda da COP30, a MAPFRE pode influenciar resultados reais por meio de três alavancas-chave — underwriting, portfólio de investimentos e produtos de seguro — ajudando a direcionar capital e proteção para a transição para uma mobilidade e uma economia mais baixas em carbono.
Lillymel Abiraad Tang
Gerente Trade Marketing – Mondelez
Mondelez International é um dos maiores grupos globais de alimentos à base de snacks (marcas como Oreo, Cadbury, Milka), com presença em mais de 150 países e operações relevantes na América Latina, incluindo o Brasil.
Frente à agenda da COP30, Mondelez tem papel relevante: pode demonstrar ações concretas de redução de emissões via mudanças na cadeia de ingredientes (Scope 3), investimentos em agricultura regenerativa e compromissos de rastreabilidade/zero-desmatamento — áreas que serão centrais nas negociações e nas demandas por provas de impacto.
Ana Letícia Stivanin Senatore (a confirmar)
Gerente de Sustentabilidade – Telefônica Brasil (Vivo)
Telefônica Brasil (Vivo) é a maior operadora de telecomunicações do país, parte do grupo global Telefónica, com ampla presença comercial e infraestrutura de redes em todo o Brasil. Além de seu papel econômico, é um ator-chave na transição climática por reduzir a pegada das suas operações (metas SBTi para 2025/2030/2035) e por promover “redes verdes” e soluções digitais que ajudam outros setores a descarbonizar.
Justiça Climática: interseccionalidade de raça e gênero
Data: 15 de outubro de 2025
Horário: das 21h às 22h30
Local: Teatro FECAP
Inscrições: Clique aqui para se inscrever
O evento “Justiça Climática: interseccionalidade de raça e gênero” contará com a participação de convidadas que abordarão como o tema será discutido na COP30.
Este evento busca explorar como a crise climática é não apenas um desafio técnico-científico e econômico, mas também uma pauta social, ética e de direitos humanos, que afeta de modo desigual grupos sociais e territórios.
Entidades estudantis da FECAP, como Fecap Afro, Coletivo Ruth Cardoso e Fecapride participarão realizando perguntas para os convidados.
Participantes:
Amanda Costa (a confirmar)
Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Perifa Sustentável
Ecofeminista brasileira com atuação no Brasil. Ela entrou para a lista “Forbes Under30” organizada pela revista Forbes, sendo ainda Jovem Embaixadora da ONU e Jovem Conselheira do Pacto Global da ONU.
Ana Rosa Cyrus
Diretora Executiva da ONG Engajamundo
Mestra em Geografia com a dissertação “Práticas e estratégias ativistas amazônidas: a luta socioambiental do núcleo local da ONG Engajamundo em Belém/PA” e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)-UEPA/CAPES e foi estagiária do projeto CEAJU-Cidadania, Educação Ambiental e Juventude, vinculado ao Ministério da Educação. Tem interesse em temas sobre educação e meio ambiente, movimentos socioambientais e sujeitos amazônidas.
Naira Wayand
Coordenadora de Justiça Climática e Amazônia – Oxfam Brasil
Petropolitana, sobrevivente e deslocada climática do evento extremo de Petrópolis (2022), especialista em sustentabilidade e mudanças climáticas, pesquisadora em deslocamento, raça e interseccionalidades em redes internacionais como a RIPERC. É docente da disciplina de Emergência e Justiça Climática na PUC-MG e fundadora do Instituto DuClima, com sólida experiência em estratégias de impacto, formação de lideranças e advocacy político.