Em junho de 2025, o volume de serviços no Estado de São Paulo, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou uma pequena queda de 0,2% em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal.
Dentre as 27 unidades da federação (26 Estados e o Distrito Federal), o resultado negativo foi observado em 15 unidades. As maiores variações negativas ocorreram em Alagoas (-3,7%), Roraima (-2,7%) e Sergipe (-2,7%), enquanto as maiores variações positivas ocorreram em Tocantins (+4,5%), Distrito Federal (+2,3%) e Mato Grosso do Sul (+2,2%).
Variação anual
Em relação ao mesmo mês do ano anterior (junho de 2024), as vendas de serviços apresentaram uma alta de 4,0%. Para a média do Brasil, o crescimento foi de 2,8%. O principal resultado positivo ficou para o setor de serviços de informação e comunicação (+8,5%), enquanto o maior resultado negativo ficou para o setor de serviços prestados às famílias (-2,8%).
Já as atividades turísticas cresceram 3,6% nesse período. Um resultado menor do que o observado para o país, com crescimento de 4,1%.
Variação acumulada dos últimos 12 meses
O resultado acumulado nos últimos doze meses para o setor de serviços no Estado de São Paulo foi de +4,6% e para as atividades turísticas de +6,0%.
Variação acumulada no ano
No acumulado entre janeiro e junho, o volume de serviços prestados subiu 3,9%. A média do país foi de +2,5%.
Dentro das atividades analisadas pelo IBGE, 3 apresentaram crescimento, enquanto 2 recuaram. Os destaques negativos ficaram para o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,2%) e outros serviços (-1,8%).
Já as atividades turísticas cresceram 6,1% nesse período.
Expediente CECON
Coordenação: Allexandro Emmanuel Mori Coelho, Professor Doutor
Equipe Econômica: professores doutores Jobson Monteiro de Souza e Rafael Barišauskas
Termo de isenção de responsabilidade: este relatório foi preparado pela equipe integrante do Centro de Estudos em Conjuntura Econômica (CECON) da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), utilizando os melhores esforços dos responsáveis. As informações foram obtidas através de fontes públicas críveis, e estão sujeitas a revisões sem aviso prévio. O CECON e a FECAP não se responsabilizam por quaisquer decisões econômicas ou de investimento tomadas com base nas informações deste relatório. O conteúdo deste relatório é livre, não podendo ser comercializado ou monetizado por terceiros de nenhuma forma. Este produto possui caráter exclusivamente informativo e não deverá ser usado para constituir qualquer decisão de compra ou venda de ativos ou produtos ou de investimento.