A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), por meio de sua parceria com a EQUAA- Education Quality Accreditation Agency, finalizou recentemente seu curso de Português Brasileiro para Estrangeiros, conduzido pela Profa. Dra. Glória Cortés Abdalla.
O curso contou com 27 alunos de diferentes países, incluindo Colômbia, México, Peru, Argentina, Equador e Paraguai. A iniciativa teve como objetivo estreitar laços acadêmicos e culturais, proporcionando aos estudantes de diversos países latino-americanos uma rica experiência de aprendizagem.
Oferecido na modalidade a distância e com formato assíncrono, o curso teve uma estrutura composta por oito videoaulas, divididas em dois módulos. Além das videoaulas, os participantes tiveram acesso a apostilas, testes escritos e fóruns de discussão. A interação entre a professora e os alunos ocorreu principalmente por meio dos fóruns, nos quais foram abordados temas como cultura brasileira e estereótipos sobre o Brasil.
Uma das atividades práticas consistiu no envio de vídeos pelos alunos, que desenvolveram pequenos textos orais de até um minuto, praticando a expressão oral com base no conteúdo das videoaulas. Para complementar o material didático, a professora disponibilizou áudios com tópicos sobre nacionalidades, rotinas e as diferenças entre o português e o espanhol, além de recomendar vídeos e textos relacionados ao português voltado para o ambiente de negócios.
Segundo o pró-reitor de Extensão da FECAP, Wanderley Carneiro, a iniciativa da FECAP foi uma excelente oportunidade para estabelecer conexões com professores e gestores universitários de países hispano-falantes. Ao promover a instituição no cenário acadêmico latino-americano e europeu, a FECAP fortaleceu sua internacionalização, visibilidade no exterior e suas relações acadêmicas e culturais com universidades da América Latina e da Europa, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de projetos conjuntos.
“Este projeto não apenas ampliou as oportunidades de intercâmbio cultural, mas também contribuiu para o fortalecimento da educação superior, criando novas possibilidades de colaboração entre as instituições envolvidas”, afirmou Carneiro.
Para os participantes, os benefícios foram claros: ao aprenderem o português, os alunos puderam se aproximar da cultura brasileira, aprimorar suas habilidades de comunicação e criar vínculos com a FECAP e outras instituições de ensino de diferentes partes do mundo.
“A grande maioria dos inscritos acompanhou as aulas até o final, demonstrando um alto nível de comprometimento e interesse pelo aprendizado da língua português”, concluiu a professora Glória Cortés Abdalla.