No próximo dia 4 de novembro, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) realizará a Aula Magna “O Autoritarismo no Brasil”, com a renomada historiadora, antropóloga e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Profa. Lilia Moritz Schwarcz.
A aula magna tem como objetivo promover uma reflexão profunda sobre a formação histórica e os impactos do autoritarismo no Brasil, abrangendo seus efeitos políticos, estéticos e sociais.
Lilia é professora titular da Universidade de São Paulo (USP) e autora de importantes obras como Raça e Diversidade e As Barbas do Imperador, além de ter sido a fundadora e editora da Companhia de Letras.
Durante a aula magna – que é organizada pelos alunos dos cursos de graduação em Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, em parceria com o grupo de estudos Vida das Ideias – Lilia Schwarcz trará insights valiosos baseados em seu livro “Sobre o Autoritarismo Brasileiro: uma breve história de cinco séculos”, no qual ela explora as raízes históricas e sociais do autoritarismo que permeia a sociedade brasileira desde o século 16.
A aula magna terá como debatedores os professores da FECAP Alcides Peron e Jesus Lisboa Gomes, que contribuirão com discussões e reflexões complementares ao tema central.
O evento será realizado de forma presencial no Teatro da FECAP, das 19h às 21 horas. A aula é voltada principalmente para os alunos dos cursos de Relações Internacionais e Serviço Social, bem como para os estudantes do 1º semestre de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, e proporcionará 4 horas de atividades complementares.