Os alunos do curso de MBA em Gestão de Agronegócios, realizado pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado) em parceria com a Audencia Business School (Master’s of Science in Food and Agribusiness Management) realizaram uma visita à renomada Agrishow, evento considerado o maior do Brasil e uma das maiores feiras do mundo no setor.
O evento aconteceu entre 29 de abril e 3 de maio em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. A turma de alunos do MBA de 2024 possui uma diversa representatividade, vindos da Argentina, França, Gana, Guatemala, Índia, Japão, Mongólia, México, Nigéria, Vietnã e Uganda – além do Brasil.
Segundo a coordenadora do International Office da FECAP, Roseli Azevedo, os alunos de 12 nacionalidades ficaram extremamente bem impressionadas com a feira de tecnologia agrícola, que reuniu soluções para todos os tipos de culturas, safras, máquinas e tamanhos de propriedades agrícolas, além de ser conhecida como palco de lançamentos das principais tendências tecnológicas.
“Os alunos da FECAP ficaram realmente energizados pelo vigor do agronegócio brasileiro. Pequeno não é um termo sinônimo da Agrishow e a estrela do evento foi a tecnologia”, diz.
Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto as vantagens da fazenda conectada, onde conheceram a tecnologia da CASE. Ponto curioso foi o conhecimento da cerca virtual (com colar e brinco virtual no gado) que possibilita a monitorização e coleta de um grande universo de informações armazenadas na nuvem sobre o rebanho, aumentando a produtividade do campo.
Os Alvaristas também foram apresentados a novos equipamentos para pesagem do gado, o que possibilita a seleção do rebanho enviado ao frigorífico. Os novos tratores da New Holland chegaram para fazer uma revolução no campo, recheados de tecnologias onde o operador não precisa acelerar a máquina, tudo é controlado pelo celular.
As colheitadeiras da GASPCR possuem a maior grade do mercado, com 30 discos de 41 polegadas, representando o gerenciamento do plantio com conforto e segurança para o produtor. Já a Agridones mostrou sua liderança na transformação tecnológica proporcionada pelos drones.
Este ano, a Agrishow reuniu mais de 800 empresas, produtores rurais, startups e firmas de tecnologia, com destaque para as companhias Case, New Holland, Tim, A144 Hitech, Valtra, Yanmar, Vence Tudo e outras gigantes do agro brasileiro. A feira também contou com 100 produtores convidados para expor no Pavilhão dos Artesanais (promovendo queijo, vinho, cachaça, doces e geleias) patrocinados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento associada à Secretaria de Turismo.