Liberdade
Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo

O Colégio e o Centro Universitário, mantidos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, são certificados como Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação.

Os alunos do curso de MBA em Gestão de Agronegócios, realizado pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado) em parceria com a Audencia Business School (Master’s of Science in Food and Agribusiness Management) realizaram uma visita à renomada Agrishow, evento considerado o maior do Brasil e uma das maiores feiras do mundo no setor.
O evento aconteceu entre 29 de abril e 3 de maio em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. A turma de alunos do MBA de 2024 possui uma diversa representatividade, vindos da Argentina, França, Gana, Guatemala, Índia, Japão, Mongólia, México, Nigéria, Vietnã e Uganda – além do Brasil.
Segundo a coordenadora do International Office da FECAP, Roseli Azevedo, os alunos de 12 nacionalidades ficaram extremamente bem impressionadas com a feira de tecnologia agrícola, que reuniu soluções para todos os tipos de culturas, safras, máquinas e tamanhos de propriedades agrícolas, além de ser conhecida como palco de lançamentos das principais tendências tecnológicas.
“Os alunos da FECAP ficaram realmente energizados pelo vigor do agronegócio brasileiro. Pequeno não é um termo sinônimo da Agrishow e a estrela do evento foi a tecnologia”, diz.
Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto as vantagens da fazenda conectada, onde conheceram a tecnologia da CASE. Ponto curioso foi o conhecimento da cerca virtual (com colar e brinco virtual no gado) que possibilita a monitorização e coleta de um grande universo de informações armazenadas na nuvem sobre o rebanho, aumentando a produtividade do campo.
Os Alvaristas também foram apresentados a novos equipamentos para pesagem do gado, o que possibilita a seleção do rebanho enviado ao frigorífico. Os novos tratores da New Holland chegaram para fazer uma revolução no campo, recheados de tecnologias onde o operador não precisa acelerar a máquina, tudo é controlado pelo celular.
As colheitadeiras da GASPCR possuem a maior grade do mercado, com 30 discos de 41 polegadas, representando o gerenciamento do plantio com conforto e segurança para o produtor. Já a Agridones mostrou sua liderança na transformação tecnológica proporcionada pelos drones.
Este ano, a Agrishow reuniu mais de 800 empresas, produtores rurais, startups e firmas de tecnologia, com destaque para as companhias Case, New Holland, Tim, A144 Hitech, Valtra, Yanmar, Vence Tudo e outras gigantes do agro brasileiro. A feira também contou com 100 produtores convidados para expor no Pavilhão dos Artesanais (promovendo queijo, vinho, cachaça, doces e geleias) patrocinados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento associada à Secretaria de Turismo.