Renata Farias Freire de Souza é ex-aluna da Pós-graduação em Perícia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). A contadora pública escolheu estudar na instituição por conta da tradição e afirma que o curso foi tão bom que passou rápido e deixou “um gostinho de quero mais”. A seguir, ela relembra sua trajetória acadêmica e profissional.
Sou contadora pública, atualmente gestora da área que controla e gerencia o Imobilizado do Município de São Paulo. Escolhi a FECAP para estudar o curso de Perícia, em 2022, porque o centro universitário sempre foi uma referência para mim, por ser uma instituição focada no estudo de Ciências Contábeis. A FECAP foi sem dúvida a minha primeira e única opção, pois a grade do curso envolvia disciplinas equilibradas, ou seja, com foco na prática e na teoria, para embasar os nossos trabalhos.
Um grande diferencial da FECAP é ter profissionais renomados do mercado, que atuam diretamente no Conselho Regional de Contabilidade, ou seja, estão envolvidos no desenvolvimento e convergência de normas.
A instituição FECAP é maravilhosa, mas o corpo docente é o que realmente afirma e firma o diferencial da instituição no mercado. Tive oportunidade de ter aula com professores referências, que compartilharam o conhecimento de maneira excepcional, sempre agregando algo a mais. As aulas de soft skill foram maravilhosas, onde aprendi muito com a aula de storytelling da professora Luciana, que mudou minhas apresentações de projetos no trabalho.
Comecei o curso sem ter noção nenhuma de prática, uma teoria muito superficial, oriunda da graduação, e acabei o curso nomeada em uma ação, e com a confiança necessária para elaborar o meu primeiro laudo pericial.
Atualmente, a perícia é parte do trabalho que realizo na empresa em que trabalho, mas pude atuar em algumas ações como assistente técnica, e apliquei todo conteúdo aprendido durante o curso.
Sempre que vou fazer um quesito, lembro da fala da professora Fabiola; quando vou embasar meus textos, vem em mente todo aprendizado da professora Suely. É impossível citar todos os professores e discursos que estão envolvidos nos textos e argumentos que hoje pratico. A reflexão sobre temas, a forma de ir ver além do texto escrito, tudo isto foi uma construção realizada com todo o corpo docente do curso ao longo de 12 meses que passaram muito rápido e ficou com gostinho de quero mais.
Meu curso foi em formato live learning, o que foi maravilhoso, e em nada deixou a desejar em relação ao presencial, pois as aulas eram ao vivo, a interação com professores e colegas foi excepcional. Tanto que mesmo após a finalização do curso, ainda mantenho contato com colegas e professores, foi uma experiência ímpar.
Sou tão fã da FECAP que alguns amigos de trabalho já estão cursando pós na instituição, porque realmente é diferenciada. A relação professor/aluno, faculdade/aluno é sem igual, senti que estava em um ambiente que poderia apresentar minhas dúvidas, sem receios, que estava ali para aprender, compartilhar, rever conceitos, refletir e alcancei todos estes objetivos.”