O professor José Orcélio do Nascimento e a ex-aluna Viviam Klanfer Nunes, do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), publicaram recentemente um artigo que debate o papel do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para o cumprimento das metas de Meio Ambiente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Cinco anos já se passaram desde a adoção da Agenda 2030 pelos 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas. De concepção ampla, e responsável por estabelecer objetivos a serem atingidos para pavimentar o caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, a Agenda propõe metas que miram fragilidades concernentes, entre outras dimensões, ao meio ambiente.
Nesse cenário, a pesquisa de Orcélio e Viviam tem como objetivo analisar o papel do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), órgão de controle externo, para o cumprimento das metas de meio ambiente da Agenda, por meio da análise dos seus mecanismos de avaliação qualitativo-operacional da administração pública.
No artigo, os pesquisadores apresentam um estudo qualitativo e quantitativo, tendo em vista o esforço interpretativo dos dados levantados, bem como a análise dos números encontrados.
Os resultados permitem concluir haver importante contribuição do TCESP para o cumprimento da Agenda 2030, advinda da correlação existente entre as perguntas do “i-Amb”, no bojo do IEGM/TCESP, e dos objetivos de desenvolvimento sustentável, do papel orientativo e pedagógico e da promoção da transparência.
“É muito importante a participação de alunos e ex-alunos da FECAP na produção e divulgação de conhecimento por meio de artigos. É uma forma de abrir as portas da universidade para a comunidade e para o saber científico”, afirma o professor Orcélio.
Confira o artigo completo neste link.