O professor de Empreendedorismo da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP), Artur Motta, tem feito uso de metodologias ativas e inovadoras para tornar as suas aulas ainda mais interessantes para os alunos dos cursos de Administração.
“Tenho atuado em várias disciplinas, sempre tentando trazer metodologias de ensino ativas para enriquecer as aulas. No primeiro semestre, nas disciplinas de Fundamentos de Marketing e Vendas e Negociação, tivemos aula utilizando LEGO Serious Play, uma metodologia desenvolvida pela Lego, muito legal e exclusiva, que poucas instituições fazem uso”, exemplifica o professor.
A metodologia Lego Serious PLay é usada para facilitar workshops, reuniões e team buildings. Usando blocos de Lego, os participantes constroem objetos como resposta aos desafios propostos. O processo de montagem desses objetos leva a refletir profundamente sobre o tema, aprender e criar soluções para problemas.
Outra aula diferente envolveu uma dinâmica real de negociação, extraída de um case de um campeonato mundial de negociação.
“Os alunos da disciplina de Vendas e Negociação receberam informações, planejaram situações negociações, que envolviam os personagens Indiana Jones e seu pai Henry Jones, para a descoberta de Atlântida. A atividade foi feita na Sala de Negociação da FECAP, com uma audiência, os alunos vieram trajados de ternos e roupas sociais e foram assistidos por uma banca de profissionais de multinacionais, que ficaram muito surpresos com o trabalho”, conta.
Motta também realizou atividades usando a metodologia Project-based learning (Projeto de aprendizagem), que tem como propósito promover conhecimento profundo através de exercícios para envolver os alunos com questões e conflitos reais e relevantes nas suas vidas.
“Me desafiei a sempre trazer dinâmicas com cases e conceitos diferentes gamificação, concursos, e formas diferentes de tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas”, finaliza o docente.