A coordenadora do curso de Graduação em Relações Internacionais da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marília Carolina Souza Pimenta, participou do evento online de lançamento da rede Ibero-Americana de Negócios Internacionais (RedINI).
O evento que marcou o início dos trabalhos do grupo teve como tema “Lições e cenários possíveis para o comércio internacional nos países ibero-americanos após os efeitos da Pandemia e da crise russo-ucraniana”.
“Tive a chance de ser a representante pelo Brasil, via FECAP, e apresentei em números nossos desafios para os próximos anos. Retomar o comércio intra-regional demandará muitos esforços e a integração regional, nesse sentido, será de fundamental importância”, diz a docente.
O principal objetivo da Rede Ibero-Americana de Negócios Internacionais (RedINI) é estabelecer um espaço de intercâmbio de novas ideias, pesquisas e conhecimentos sobre os diversos temas que compõem as relações comerciais no âmbito do comércio internacional.
Marília comenta a importância de intregrar esse importante espaço de discussão:
“Estamos atravessando tempos complexos. Com os impactos da pandemia e da guerra, as cadeias globais de valor sofreram drásticas transformações. Nesse sentido, a articulação entre os setores político, privado e acadêmico será fundamental para criar saídas criativas, que levem em conta necessidades regionais, como é o caso da América do Sul. A Rede Iberoamericana será, nesse sentido, um espaço privilegiado, formada por instituições e acadêmicos de ponta, para discutir os rumos dos negócios da região nos próximos anos”.