Rafael Miranda, ex-aluno do curso de graduação em Relações Internacionais e da Pós-Graduação em Negócios Internacionais da FECAP teve o artigo ‘Business and Human Rights, Poverty and Power: Bridging the Political Economy Gap” publicado na revista científica internacional “E-International Relations”.
Rafael atualmente é também Mestrando pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP).
O tema do trabalho, “Direitos Humanos e Empresas”, também tem sido abordado pela Cátedra Jean Monnet de Estudos Europeus, da qual Rafael faz parte.
O artigo é assinado por Rafael, em parceria com outros dois pesquisadores: David Birchall e Kishor Dere.
Rafael fala sobre a importância da publicação do artigo: “O artigo faz parte de uma estratégia de divulgação do grupo “Direitos Humanos e Economia Política”, da Global Business and Human Rights Scholars Association, coordenado pelo Prof. David Birchall, professor da Universidade de Nottinghan, e pretende colocar luz sobre a discussão de empresas e direitos humanos a partir da lente da economia política. Publicar no E-IR, maior canal de divulgação científica da área de Relações Internacionais, demonstra a relevância da temática face aos novos desafios globais que essa agenda apresenta”.
Leia o artigo completo clicando aqui!
OS PESQUISADORES
David Birchall: professor assistente da University of Nottingham Business School, na China. Pesquisa empresas e direitos humanos com foco em direitos socioeconômicos e na economia política de recursos de direitos humanos. Faz parte do grupo de ‘Direitos Humanos e Economia Política’ na Associação Global de Acadêmicos de Negócios e Direitos Humanos.
Kishor Dere: é um acadêmico independente baseado na Índia, na área de EmpresS e Direitos Humanos. Doutor em Relações Internacionais, Filosofia e Direito. Pesquisador do grupo ‘Direitos Humanos e Economia Política’ da Global Business and Human Rights Scholars Association.
Rafael de Souza Nascimento Miranda: é especialista em Negócios Internacionais e atualmente Coordenador Executivo do Instituto Brasil-União Europeia e da Cátedra Jean Monnet da FECAP. É aluno do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), na linha de pesquisa Economia Política Internacional, desenvolvendo pesquisas sobre Empresas e Direitos Humanos. É pesquisador do grupo ‘Direitos Humanos e Economia Política’ da Global Business and Human Rights Scholars Association.