fbpx
voltar ao topo
Colégio FECAP arrecada 4.300 livros para criar biblioteca em escola da Bahia
Colégio FECAP arrecada 4.300 livros para criar biblioteca em escola da Bahia

Colégio FECAP arrecada 4.300 livros para criar biblioteca em escola da Bahia

Na semana passada, o Colégio FECAP enviou um carregamento de 4.300 mil livros para um povoado de difícil acesso no sertão da Bahia. Os livros, que...
Colégio | 22/02/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Na semana passada, o Colégio FECAP enviou um carregamento de 4.300 mil livros para um povoado de difícil acesso no sertão da Bahia. Os livros, que foram arrecadados entre os alunos, professores e funcionários durante todo o ano letivo de 2020, mesmo com a pandemia, têm uma finalidade: criar uma biblioteca no Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, no Distrito de São Tomé, Município de Campo Formoso.

A iniciativa partiu da professora de Redação do Colégio FECAP, Janaína Barros.

“A ideia da arrecadação surgiu a partir de um grupo de professores no aplicativo WhattsApp. Conversando com outros mestres de vários estados do Brasil, descobri essa escola quilombola, que não tem biblioteca, e trouxe o projeto para o Colégio. Os alunos abraçaram a iniciativa”, explica Janaína.

A localidade tem como principal cultura de subsistência de seus moradores a colheita do sisal. A comunidade, que é remanescente de quilombo, tem três escolas municipais e uma estadual. O Colégio Estadual do Campo de São Tomé, que receberá a doação, conta com cerca de 220 alunos, e não possui nenhum espaço de leitura. O projeto “Ler é transformar” será responsável por tornar esse sonho realidade: formar uma biblioteca na escola.

A professora Janaína acredita que o projeto convida os alunos a refletir sobre a importância da leitura como agente transformador na vida de todos os jovens brasileiros. Além disso, para ela, os livros abrem as portas do conhecimento, da cultura e das possibilidades de desenvolvimento pessoal, sobretudo para quem não tem condições de obter essas ferramentas por outros meios.

O transporte dos livros foi realizado pela empresa VI Guindastes. A FECAP ainda deve enviar móveis para equipar a biblioteca. O projeto deve continuar em 2021, arrecadando mais livros.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados