fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Colégio hoje atua na empresa SAP

O ex-aluno do curso Técnico em Informática do Colégio FECAP Gustavo Calixto está trilhando...
Alumni | 18/11/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do curso Técnico em Informática do Colégio FECAP Gustavo Calixto está trilhando uma bela história depois da experiência de ser Alvarista. 

Formado em 2017, ele conta que escolheu o curso e o Colégio por influência de um tio que na época era gerente de TI, e da mãe, que havia feito uma pós-graduação na FECAP e sabia da qualidade da Instituição. 

Logo após concluir o técnico, o ex-aluno optou por cursar Engenharia de Computação. 

Gustavo conta que a experiência na FECAP é especial e até mesmo única, não somente pelo excelente ensino que ela proporciona, mas principalmente por expandir os horizontes dos alunos. 

“Antes de estudar na FECAP, eu tinha apenas estudado em colégios de bairro e apesar de ir pra escola sozinho nunca tinha pego transporte público sozinho. Então começar a atravessar a cidade pra ir até a Liberdade por conta própria me deu um senso de autonomia muito grande, além de abrir os meus olhos para outras perspectivas. Academicamente, eu sempre tentei extrair o máximo dessa oportunidade. Sempre buscava tirar a nota mais alta possível nas POs, fazer todas as ACs, me lembro que na época inclusive eu tinha o objetivo de tirar 10 na AGH (algo praticamente impossível). Eu conheci pessoas de toda a São Paulo, com diferentes pontos de vista e isso agregou demais no meu crescimento, juntamente com a sensação de independência e de que eu era dono do meu futuro também”, relembra Gustavo. 

Hoje, o ex-aluno é Solution Advisor Intern em pre sales na SAP Brasil, trabalhando com o time de plataforma e tecnologia. Sua primeira experiência profissional foi na FECAP, como estagiário no departamento de TI da Instituição. 

“Foi na FECAP onde eu aprendi os fundamentos de análise e desenvolvimento de sistemas, foi lá que eu realmente pratiquei pela primeira vez conceitos que eu só tinha visto em aula e expandi meus conhecimentos em desenvolvimento web (aprendi PHP por conta própria) que abriram as portas para onde eu estou hoje. Hoje na SAP eu trabalho auxiliando na criação de demontrações e provas de conceitos, além de apresentar o portfólio de plataforma e tecnologia para os clientes, que são algumas das maiores empresas do país”. 

Gustavo diz que a grade do curso técnico do Colégio fundamentou a base de onde ele está hoje e uma visão muito boa de como encarar o mercado de trabalho. “Hoje é essencial entender as dores dos clientes que possuem cenários extremamente complexos para analisar qual a melhor solução para ele usando o nosso portfólio e sem a base de levantamento de requisitos que a professora Evelyn me deu, isso seria impossível. Também na minha trajetória profissional, sem os fundamentos de desenvolvimento que o Agessandro, o Thiago e o Alexandre, os dois me deram eu não teria sido desenvolvedor web júnior em 2018, logo após terminar o meu estágio no DTI da FECAP, e também não teria sido consultor técnico Servicenow antes de entrar na SAP”. 

Ele guarda com muito carinho as pessoas que fazem a FECAP ser a Instituição que é. “Eu guardo todos os professores com carinho… A Evelyn durante as aulas de sistemas operacionais no primeiro ano me inspirou a continuar nesse caminho com a tecnologia. O Agessandro me deu lógica de programação, algo que é a base para qualquer linguagem de programação. O Alexandre me fez compreender pela primeira vez a programação orientada a objetos. O Thiago me deu as primeiras aulas de web e me ajudou demais a construir uma API e um app Android que fizeram parte da nossa entrega no TCC em 2017. Todos os professores do técnico fizeram parte dessa trajetória”. 

O ex-aluno diz que a época em que estudou no Colégio foi de várias descobertas, de alegrias, mas também de preocupações (muitas vezes exageradas) e de medos também. 

“Olhando para trás, eu vejo que os anos de FECAP provavelmente foram os melhores da minha vida. Eu tinha muito medo de errar naquela época, ainda tenho, mas estou trabalhando nisso agora durante o meu estágio na SAP (período que, apesar de estarmos em uma pandemia, pode estar concorrendo para se tornar os melhores anos da minha vida). O que eu percebo é que o sentimento que eu estou tendo na SAP, de descoberta e ampliação de perspectivas, é o mesmo que eu tive quando entrei na FECAP (só que agora num nível global, vamos dizer). E, também, estou usando a experiência que eu tive na FECAP de ter sentido que não aproveitei ao máximo as experiências pessoais, muitas vezes por conta do medo, para tentar extrair o máximo do que eu estou vivendo agora, não só no aspecto profissional, mas também no aspecto pessoal… Então foi na FECAP que eu aprendi que eu era do tamanho dos meus sonhos e isso me permitiu chegar hoje aonde eu estou”. 

Para finalizar, ele diz que com certeza recomendaria a FECAP para outro estudante. “E daria o mesmo conselho que me deram quando eu entrei e não dei a devida atenção: a extrair o máximo daqueles 3 anos, pois passa rápido e sempre aproveitar as oportunidades sem medo de errar. Sinto falta das pessoas e daquele lugar.”, completa. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados