Uma das competências exigidas para profissionais e gestores, no atual mercado de trabalho, é a tomada de decisão. Com um mercado tão dinâmico e com alta concorrência, a tomada de decisão assertiva é primordial para o sucesso das organizações.
Para o professor do curso on-line gratuito “Resolução de Problemas e Tomada de Decisão” da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Paulo Henrique Falco Ortiz, podemos definir a tomada de decisão como uma competência e um conjunto de habilidades, muitas adquiridas com a experiência e outras desenvolvidas em cursos e treinamentos.
“A resolução de problemas deve ser trabalhada com ferramentas que facilitam o processo decisório e, claro, com métodos desenvolvidos pela própria empresa”, explica.
Paulo diz que cada empresa enfrenta problemas e conflitos distintos, dependendo do seu mercado, da sua cultura, das pessoas que fazem parte da organização e do momento econômico que o país atravessa.
Para enfrentá-los, é importante que o gestor tenha perfil de quem assume riscos, conhece bem a empresa e o mercado em que ela está inserida, escuta e busca conselhos com outros colegas, ou seja, está aberto a novos aprendizados.
“É um gestor que transmite segurança e sabe o quanto é urgente tomar a decisão correta. Podemos encontrar problemas, alguns muito parecidos, em uma empresa e em outra, mas de fácil solução, que chamamos de decisões programadas. Mas, a grande maioria dos problemas que ocorrem nas empresas são mais complexos e exigem preparo para solucioná-lo”, opina.