Liberdade
Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo
O Colégio e o Centro Universitário, mantidos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, são certificados como Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação.
O projeto de extensão do curso de Relações Internacionais FECOP30 tem o prazer de anunciar que o projeto “Lixo no Lugar”, elaborado por suas alunas, foi selecionado para a segunda fase do Hackathon São Paulo pelo Clima – Rumo à COP30, promovido pela Prefeitura de São Paulo.
O hackathon é uma iniciativa crucial que visou mobilizar estudantes universitários na criação de soluções inovadoras para os desafios climáticos da cidade de São Paulo, com foco em justiça climática, mitigação e adaptação às mudanças do clima. A iniciativa faz parte dos esforços da cidade para a preparação de sua agenda e compromissos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA).
O avanço para a segunda etapa foi um reconhecimento do potencial do projeto, desenvolvido como parte da disciplina de Extensão da FECAP, em oferecer uma contribuição significativa para a resiliência urbana da cidade.
O projeto foi apresentado na sexta-feira (07/11), no Centro de Difusão Internacional da USP, para comitê de avaliação e, embora não tenha sido premiado, recebeu a indicação para ser apresentado na plataforma Participe+ da cidade de São Paulo, como contribuição à política de gestão de resíduos, que está passando por processo de revisão.

O “Lixo no Lugar”, desenvolvido através da disciplina do sexto semestre “Seminários e Visitas Técnicas II”, ministrada pela Profa Dra Evorah Cardoso, propõe uma política pública simples, de baixo custo e alto impacto para o acondicionamento adequado dos resíduos sólidos urbanos em áreas de alta vulnerabilidade socioambiental de São Paulo.
A iniciativa busca agir no intervalo crítico entre o descarte do lixo pelos moradores e a sua coleta, um período em que chuvas intensas podem arrastar os resíduos para bueiros e galerias, causando alagamentos e a propagação de doenças.
O projeto consiste na implementação de soluções físicas e comunitárias, como a instalação de baias comunitárias, contêineres fechados, mini abrigos e suportes suspensos adaptados à complexa morfologia urbana de bairros como Itaim Paulista e Jardim Helena, na várzea do Rio Tietê.
Mais do que uma ação ambiental, é uma iniciativa de justiça climática e social, focada em prevenir a dispersão do lixo, reduzir alagamentos e riscos sanitários, e promover a corresponsabilidade por meio do engajamento ativo da comunidade.
O avanço do projeto “Lixo no Lugar” para a segunda fase do Hackathon é um testemunho do potencial e da dedicação dos estudantes da FECAP.
A equipe que desenvolveu a proposta, composta por Ana Lia Almeida, Angélica Dino, Anna Julia Moreira, Beatriz Furtado, Giovanna Elias, Letícia Aveiro e Vitória Vasconcellos, sob a orientação do Prof. Dr. Jobson Monteiro de Souza, demonstrou um forte alinhamento entre a formação acadêmica e a busca por soluções reais para problemas urbanos complexos.
Além disso, o grupo promoveu na FECAP um workshop voltado às turmas do sexto semestre do curso de Relações Internacionais, com a participação da Profa Dra Sabrina Navarrete, que co-coordena o projeto de extensão FECOP30, criando um espaço dinâmico de troca de ideias e reflexão sobre o Hackathon.
A seleção para a próxima etapa reconhece a relevância e a viabilidade do projeto em contribuir para uma São Paulo mais justa, resiliente e adaptada aos desafios das mudanças climáticas.