Um dos principais objetivos da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é conectar a teoria estudada em sala de aula com os desafios reais enfrentados pela sociedade. Um exemplo inspirador dessa missão vem do curso EAD de pós-graduação em Gestão Pública, modalidade EAD, na disciplina Sustentabilidade e Desempenho na Gestão Pública.
Recentemente, o aluno do curso Ricardo Malaquias Pereira Júnior, vereador de Campos do Jordão, desenvolveu um trabalho acadêmico sobre a Agência Ambiental do Vale do Paraíba, explorando suas iniciativas e propondo melhorias por meio de um painel de monitoramento. O estudo chamou a atenção dos gestores da própria Agência, que publicou o material no site oficial da instituição, destacando a contribuição acadêmica como exemplo de engajamento e aplicação prática do conhecimento.
No trabalho, o aluno da FECAP relaciona as práticas da Agência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em temas como água limpa e saneamento, cidades sustentáveis e proteção da vida terrestre. Ele também destaca a transparência e o controle social exercidos pelo Conselho Fiscal e de Controle Social do consórcio.
Entre as propostas apresentadas, Ricardo sugere a criação de um Painel Digital de Indicadores Ambientais Regionais. A ferramenta, acessível ao público, reuniria dados em tempo real sobre licenciamento, fiscalização e monitoramento, reforçando a transparência institucional.
Segundo autor do trabalho, o consórcio é um exemplo de cooperação regional que fortalece os municípios e amplia a capacidade técnica de gestão ambiental. A pesquisa coloca Campos do Jordão em evidência ao associar sua participação a um debate moderno sobre políticas públicas sustentáveis.
A Agência Ambiental do Vale do Paraíba, criada em 2021, reúne atualmente 17 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com sede em São José dos Campos. Sua missão é promover licenciamento, fiscalização ambiental e ações conjuntas voltadas à preservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável.
Confira a publicação completa no site da Agência: clique aqui!
“É muito gratificante ver nossos alunos levarem as discussões de sala de aula para o mundo real. A gestão pública sustentável depende de práticas baseadas em evidências, e a academia tem o papel de fornecer ferramentas para que profissionais e gestores tomem decisões mais conscientes”, afirma a professora Natasha Borali.
A publicação do artigo demonstra como os cursos de pós-Graduação da FECAP incentivam os alunos a irem além da teoria, aplicando os conhecimentos adquiridos em situações concretas, que geram impacto positivo na sociedade. A repercussão do trabalho mostra também a importância de criar pontes entre universidade, órgãos públicos e a comunidade, fortalecendo a gestão pública e ampliando a conscientização ambiental.