O documento reúne boas práticas e estratégias pedagógicas para a integração de direitos humanos no ensino de gestão, com foco na formação de lideranças responsáveis e alinhadas aos desafios contemporâneos do mundo empresarial.
A experiência da FECAP, por meio do Centro de Excelência Jean Monnet em Empresas e Direitos Humanos, foi destacada na seção de testemunhos institucionais, ao lado de contribuições de escolas de negócios de projeção internacional, como a NYU Stern School of Business (EUA), a University of Geneva (Suíça), a University of Connecticut (EUA), a Copenhagen Business School (Dinamarca), a University of Manchester (Reino Unido), a University of Pisa (Itália), a University of Cape Town (África do Sul), a Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg – FAU (Alemanha), a HEC Paris (França), a Sasin School of Management da Chulalongkorn University (Tailândia) e a University of Pennsylvania – Wharton School / Law School (EUA).
“O guia oferece recursos e orientações para que escolas de negócios incorporem os princípios dos direitos humanos em seus currículos. Inclui materiais sobre a relevância dos direitos humanos para os negócios, exemplos práticos e ferramentas para implementação”, explica o professor de Relações Internacionais e co-diretor do Centro de Excelência Jean Monnet em Empresas e Direitos Humanos, Rafael Miranda. “O objetivo é equipar futuros líderes empresariais com o conhecimento e as habilidades necessárias para lidar com as crescentes expectativas em torno da responsabilidade corporativa e dos direitos humanos”, acrescenta.
A coordenadora do curso de Relações Internacionais, Professora Cláudia Marconi, vê a conquista como uma oportunidade de aproximação institucional com a GBSN, com vistas a consolidar a FECAP como um espaço dinâmico e incontornável para a agenda de Empresas e Direitos Humanos desde a América Latina e o Brasil: “Estamos trabalhando para ampliar e consolidar a visibilidade internacional da nossa instituição e reforçar vínculos estratégicos com parceiros acadêmicos e empresariais em torno da temática. Trata-se de um caminho que viabiliza e dialoga com a inovação curricular e as melhores práticas pedagógicas dentro e fora da sala de aula, beneficiando diretamente os nossos/as nossas alunas”.