fbpx
voltar ao topo

Colégio FECAP conecta teoria e prática em visita ao MUB3

Os alunos do curso Técnico em Finanças do Colégio FECAP participaram de uma visita técnica ao...
Colégio | 28/03/2025
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Os alunos do curso Técnico em Finanças do Colégio FECAP participaram de uma visita técnica ao MUB3 – Museu da Bolsa de Valores B3, localizado no centro financeiro de São Paulo. O espaço é dedicado à preservação e difusão da história do mercado de capitais no Brasil, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva sobre o funcionamento da B3, a bolsa de valores oficial do país.

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é uma das maiores bolsas de valores do mundo em valor de mercado e desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico do país. É por meio dela que empresas captam recursos para investir e crescer, enquanto investidores buscam oportunidades de retorno financeiro. Durante a visita, os alunos puderam entender como a bolsa conecta empresas e investidores, regula o ambiente de negociação e promove segurança e transparência nas transações.

No MUB3, os estudantes exploraram exposições interativas e conteúdos históricos que traçam desde os primeiros passos da bolsa de valores no Brasil, com a fundação da Bolsa de Valores de São Paulo em 1890, até a sua transformação em uma das instituições mais tecnológicas e modernas do mundo.

“A B3 carrega uma história centenária que revela a evolução do nosso sistema financeiro. Ter acesso a esse acervo e poder contextualizar tecnicamente os conteúdos de sala é uma oportunidade rara, que amplia a visão dos alunos sobre finanças e investimentos.”, destaca o professor técnico Alberto Foresto.

A visita proporcionou o contato direto com conceitos técnicos como renda variável, ações, debêntures, derivativos, índices de mercado (como o Ibovespa), perfil de investidor, câmbio e taxa Selic, além de abordar os papéis de corretoras, agentes autônomos e analistas de investimentos. A atividade ainda abriu espaço para discussões sobre educação financeira, cultura de investimento e inclusão no mercado de capitais.

Para o professor técnico e assessor de investimentos pela Excellence Invest Ricardo Eleutério, a experiência também reforça a autonomia dos alunos na tomada de decisões: “A visita ao MUB3 é formativa, pois os alunos saem com mais clareza sobre como funcionam os mecanismos de mercado, e isso impacta diretamente em sua postura como futuros profissionais e como cidadãos mais conscientes financeiramente.”

Segundo a coordenadora técnica do curso, Prof.ª Draª Débora Machado, a atividade foi pensada para consolidar a aprendizagem prática e estimular o pensamento crítico dos alunos. “Vivenciar o ambiente da B3, mesmo em seu aspecto museológico, é algo transformador para os nossos alunos. Eles compreendem como o mercado funciona de fato, percebem sua responsabilidade como futuros profissionais da área e se sentem parte de um ecossistema que movimenta bilhões e impacta diretamente o desenvolvimento do país. Além disso, é uma oportunidade única de fortalecer a cultura de planejamento financeiro e investimentos conscientes.”

Com essa iniciativa, o curso Técnico em Finanças reafirma seu compromisso com uma formação sólida, atualizada e conectada com as demandas do mercado. A visita ao MUB3 ampliou o repertório técnico dos alunos e inspirou futuras trajetórias profissionais no mundo financeiro.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados