fbpx
voltar ao topo

16/10, Dia da Ciência e Tecnologia: Brasil tem muitas oportunidades, mas precisa superar obstáculos

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia da Ciência e Tecnologia, celebrado em 16 de...
Imprensa | 12/10/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia da Ciência e Tecnologia, celebrado em 16 de outubro. Segundo David de Oliveira Lemes, coordenador dos cursos de tecnologia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), a ciência e a tecnologia desempenham no desenvolvimento econômico do Brasil e aponta áreas promissoras para o futuro do trabalho no país.

Nosso País possui um vasto potencial econômico a ser explorado por meio da ciência e da tecnologia, especialmente em setores como agronegócio, energia e saúde. “A tecnologia agrícola, os biocombustíveis e a pesquisa médica são áreas em que o país já demonstra força e dinamismo”, afirma Lemes

 No entanto, ele ressalta a necessidade de superar desafios como o baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), a burocracia e a falta de infraestrutura moderna.

“O Brasil tem a oportunidade de se destacar em áreas como economia digital, bioeconomia e o desenvolvimento de cidades inteligentes, aproveitando as novas tecnologias para gerar crescimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população. Para isso, é essencial conectar melhor as universidades ao mercado, fomentar startups e investir em educação de qualidade em ciência e tecnologia”, explica o professor.

Oportunidades de geração de emprego

Com o avanço constante da tecnologia, David Lemes aponta que setores como Tecnologia da Informação (TI), energias renováveis, biotecnologia e saúde são os mais promissores para a geração de empregos nos próximos anos.

“Cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação são essenciais para quem deseja se preparar para essas oportunidades. Além disso, habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e comunicação, são cada vez mais valorizadas no mercado”, destaca.

Impacto da Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais disruptivas da atualidade, transformando diversos setores ao automatizar tarefas, melhorando processos de decisão e personalizar serviços.

“A IA já faz parte do nosso cotidiano e tem o potencial de aumentar a produtividade e criar novas profissões. No entanto, também traz desafios, como a necessidade de educação e requalificação profissional para que possamos lidar de maneira ética e responsável com essa nova realidade”, completa o docente.

O especialista: David de Oliveira Lemes é doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela mesma universidade. Possui mais de 15 anos de experiência na docência no ensino superior e mais de 25 anos de atuação na área de tecnologia. É consultor na área de educação e tecnologia, já tendo atendido instituições como Insper, Escola Vera Cruz, Instituto Superior de Educação Vera Cruz, instituto Singularidades, Editora Moderna, Grupo Santillana, Sesc, Editora Abril, Placar, TV Globo, entre outros. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados