Os alunos do quinto semestre do curso de Administração, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), participaram de uma atividade diferenciada utilizando a metodologia Lego Serious Play, uma ferramenta inovadora que combina criatividade e estratégia para desenvolver competências em empreendedorismo e resolução de problemas.
Sob a liderança do professor Artur Motta, um dos poucos facilitadores certificados no Brasil, os alunos tiveram a oportunidade de projetar suas trajetórias profissionais para os próximos dez anos de maneira criativa e colaborativa.
A atividade fez parte da disciplina de Empreendedorismo Digital e Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) e tinha como objetivo central promover uma reflexão sobre o futuro profissional dos estudantes.
O professor Artur Motta explica que a metodologia Lego Serious Play foi escolhida justamente por facilitar a comunicação, estimular o pensamento criativo e engajar os alunos no processo de aprendizagem de forma imersiva. “O uso do Lego torna o abstrato mais tangível, permitindo que os alunos visualizem e discutam suas ideias de maneira concreta”, comentou o professor.
Lançada em 2002 e baseada em pesquisas nas áreas de negócios e estratégia, a metodologia Lego Serious Play é amplamente utilizada em empresas para melhorar a colaboração e engajar equipes na resolução de problemas complexos. No contexto educacional, a ferramenta se mostra especialmente eficaz para estimular a criatividade dos alunos e promover um aprendizado ativo. Durante a dinâmica, cada aluno construiu individualmente modelos representando sua visão de futuro e, em seguida, essas construções foram compartilhadas e debatidas em grupo.
A atividade seguiu a fórmula de mudança de Dannemiller, um conceito que auxilia na compreensão de como a insatisfação com o presente, a visão de um futuro desejado e os primeiros passos concretos são fatores essenciais para que a mudança aconteça. A fórmula, composta pelos elementos D (Dissatisfação), V (Visão) e F (Primeiros Passos), deve ser maior que R (Resistência), para que a transformação seja possível. Essa teoria guiou os alunos ao longo da atividade, que consistiu em três etapas principais: construir uma visão de onde eles querem estar em 10 anos, identificar os primeiros passos necessários para alcançar essa visão e refletir sobre o que deve ser deixado para trás no presente.
Para o professor Motta, a metodologia não apenas auxilia no desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também provoca os alunos a refletirem de forma crítica e estratégica sobre seu futuro. “Muitos alunos chegam à faculdade sem uma clareza total sobre os próximos passos na carreira. Com essa atividade, conseguimos proporcionar uma visão mais clara e prática do que eles precisam começar a fazer hoje para alcançar seus objetivos de longo prazo”, destacou Motta.
A dinâmica foi um sucesso entre os estudantes, que saíram da atividade mais motivados e conscientes da importância de ações concretas no presente para a construção de uma carreira sólida e alinhada com seus objetivos pessoais.