Gabriel Rosenthal realizou intercâmbio mediado pela FECAP e hoje atua como executivo profissional na Associação Atid
Gabriel Rosenthal é mais um ex-aluno da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) que lembra com carinho dos tempos como Alvarista e credita à instituição parte de suas conquistas na vida pessoal e profissional. A seguir, ele relata como foi sua experiência como estudante do curso de Relações Internacionais.
“Antes de escolher a FECAP como minha faculdade, pesquisei diversas universidades para ter um panorama global de todas as instituições que possuíam o curso de Relações Internacionais. Em meu comparativo, a FECAP era a que mostrava ter maior excelência no ensino, medido através de índices do ENADE, IGC e MEC. Aliado ao alto nível de excelência no ensino, a FECAP conciliava na grade curricular minhas matérias e assuntos favoritos, o que me faria utilizar todos os meus conhecimentos e gostos durante a graduação. Também contribuíram para minha escolha a reputação da faculdade no mercado de trabalho, os mais de um século de excelência no ensino e o nível profissional dos docentes da instituição.
A minha experiência estudando na instituição foi excelente. O curso sempre foi cheio de oportunidades, tanto dentro como fora da sala de aula, sendo uma fonte inesgotável de conhecimento.
Depois do primeiro semestre, vendo as possibilidades que poderiam ser abertas para mim tanto no curso quanto na universidade, me apaixonei pela verdinha.
Sempre busquei excelência em tudo que faço e sempre estudei muito para obter e aplicar conhecimento adquirido. E na FECAP, através do programa de Bolsas por Mérito Acadêmico, tive meu esforço recompensado, por meio de um desconto em minha mensalidade.
Outra experiência que quero ressaltar foi o intercâmbio que realizei durante minha graduação, fruto da parceria entre a FECAP e o Banco Santander, no programa de Bolsas Iberoamericanas. Sabendo dessa oportunidade, participei da seleção dentre todos os alunos da FECAP e fui agraciado em primeiro lugar com uma bolsa de intercâmbio para uma universidade no exterior dentre as oferecidas. Optei por realizar o meu intercâmbio na Espanha, na Universidad de Deusto, oportunidade essa que não teria sido possível se não fosse essa parceria. Agradeço o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Wanderley Carneiro, e o International Office, na figura da Profa. Roseli Azevedo, o ex-coordenador do curso Prof. Allexandro Mori e a atual coordenadora Profa. Marília Pimenta, que realizaram todo o contato com a universidade na Espanha, providenciaram toda a documentação e me deram todo o apoio para que eu conseguisse concretizar o meu intercâmbio. Se não fosse isso, nunca teria a oportunidade de viver essa experiência incrível que contribuiu para a minha formação acadêmica e profissional.
Destaco também o Programa de Iniciação Científica da FECAP e a então parceria com o CNPq, quando participei do programa. Como consequência da minha participação no programa de iniciação científica da FECAP, apresentei a minha pesquisa no 4º seminário de Relações Internacionais promovido pela Associação Brasileira de Relações Internacionais, que foi realizado em Foz do Iguaçu, na qual a FECAP também me auxiliou a pagar uma parte dos meus gastos com a viagem.
Acredito que minha formação na FECAP me ajudou no mercado de trabalho através do conhecimento adquirido com os professores durante as aulas, bem como o desenvolvimento de um pensamento crítico e analítico que contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, o que me deixou em pé de igualdade com os graduados de qualquer universidade.
Atualmente, sou Executivo Profissional na Associação ATID, uma associação que busca auxiliar pessoas em dificuldades financeiras temporárias com crédito sem juros e consultoria financeira. Realizo toda a operação da associação, bem como realizo a comunicação entre todos os órgãos da Associação.
O leque de opções que o curso de Relações Internacionais da FECAP abre é imenso, inclusive o 3º setor: o conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas em favor da sociedade, por organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro. E é aí que me insiro, aplicando todo esse conhecimento do 3º setor que obtive na FECAP para ser o melhor no que faço.
Com certeza, se você está disposto a aprender e desenvolver-se, a FECAP lhe dá todas as ferramentas necessárias para que você obtenha o maior sucesso em sua vida profissional. Além disso, possui ótima localização, programa de bolsas, eventos extracurriculares, uma ótima biblioteca e um corpo docente de excelência.
Eu gostaria de destacar todo o corpo docente que ministrou aulas para mim, ressaltando a Profa. Marília Pimenta, Prof. Emmanuel Nunes de Oliveira, Prof. Jobson Monteiro de Souza e Profa. Cláudia Marconi, esta última minha orientadora no meu projeto de iniciação científica e no meu TCC.
Acho que FECAP me acolheu como eu acolhi a FECAP no meu coração, o corpo docente, a estrutura e as oportunidades que tive foram sem igual e não teria em outro lugar senão na FECAP. Tenho orgulho de ser um alvarista.”