O home-office veio para ficar. Passada a pandemia de Covid-19, diversas empresas devem manter o trabalho remoto, pelos ganhos de produtividade e econômicos que o modelo de trabalho trouxe.
A coordenadora dos programas de Pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Elubian Sanchez, elenca a seguir dicas para ser assertivo nas reuniões on-line.
1) Envie ou peça o link da reunião com antecedência
Envie link, aplicativo e senha antes da reunião. Esses avisos favorecem a organização das agendas de todos.
2) Entre antes do combinado
Se você for o anfitrião, coloque uma música para os convidados que chegaram antes do horário. Se você for o convidado, aproveite para preparar-se com perguntas aos demais presentes.
3) Faça contato visual
No seu momento de fala, olhe para a câmera! Você não verá ninguém, mas os outros terão a sensação de que estão olho no olho com você.
4) Cuidado com o seu background
Só utilize recursos de imagens se tiver algo de sua marca para mostrar, e não a troque durante a sessão. Melhor ainda se você estiver num local sem interrupções ou filtros que distorcem seu fundo e atrapalham a atenção de quem está olhando.
5) A qual a imagem você quer ser associado?
Tudo durante a reunião está sendo observado. É importante pensar na vestimenta, acessórios e manter a câmera fechada somente em momentos adversos (que acontecem). Esconder-se também é uma forma de mostrar a sua timidez para os demais.
6) Apresente-se ou apresente os presentes
Aproveite para “trocar cartões” e contatos no chat para que os interessados consigam dar seguimento à conversa.
A especialista
Elubian Sanchez é consultora em desenvolvimento profissional, inovação e estratégia. Pesquisadora em Avaliação e Erros e especialista em Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem. Doutora em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP e é mestra nesse mesmo programa. É professora e coordenadora na FECAP. Em sua experiência profissional de 24 anos transitou entre as áreas Contábil e de Educação.
Foi sócia por 15 anos de escritório contábil, sendo responsável pelas áreas Fiscal e Contratos, além de ações na área Contábil. Foi especialista em Ensino e Aprendizagem, mentora de currículo e carreira, além de analista de dados e das avaliações internas de IES (baseadas em objetivos de aprendizagem), dando suporte aos professores e às coordenações da Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu no processo de Gestão pela Aprendizagem, muito utilizados em certificações internacionais (AACSB, AMBA e EQUIS).