Três professores da FECAP participaram recentemente de importantes eventos, um nacional e outro internacional, nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.
26º Congresso Mundial de Ciência Política
No último dia 15 de julho, a Profa. Dra. Cláudia Marconi e Rafael Miranda, responsáveis pela coordenação das atividades da Cátedra Jean Monnet, participaram do 26º Congresso Mundial de Ciência Política, no painel “EU Foreign & Security Policy”, apresentando o trabalho “Brazil-EU Partnership as a Tool for Human Rights Cooperation? European External Policies Towards Vulnerable Groups”.
No mesmo evento, Prof. Dr. Emmanuel Nunes de Oliveira, também professor da FECAP, apresentou o trabalho “Corruption in the perception of Brazilian society: persistence and resilience”, no painel “Democracy, Institutions and Public Opinion In Brazil”.
8º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais
No último dia 27 de julho, a Profa. Dra. Cláudia Marconi e Rafael Miranda, responsáveis pela coordenação das atividades da Cátedra Jean Monnet, participaram do 8º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, no painel “Cultura e Identidade”, apresentando o trabalho “A conformação de culturas internacionais de (não) cooperação em um espectro possível-desejável: uma análise da Parceria Estratégica Brasil-União Europeia à luz do middle ground téorico das RI”. O trabalho faz parte das pesquisas da Cátedra Jean Monnet e também será publicado no livro “União Europeia: Visões do Sul”, organizado pela Cátedra Jean Monnet da UFGD.
Para a Profa. Cláudia Marconi “a nossa participação foi importante para disseminar parte dos resultados da Cátedra Jean Monnet e fortalecer a rede Jean Monnet”. No painel, estavam presentes os professores Renato Flores (FGV) e Maria Raquel Freire (Universidade de Lisboa), que também coordenam projetos Jean Monnet.
Sobre a Cátedra Jean Monnet
A Cátedra Jean Monnet é um projeto de impacto nacional e internacional que desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com apoio financeiro da União Europeia. O projeto é voltado para estudos em “Políticas Europeias para Direitos Humanos e Democracia: o empoderamento de grupos vulneráveis por meio de uma nova cultura de negócios”.