Os professores de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio FECAP passaram por um treinamento para detecção de plágio em trabalhos e provas, por parte dos alunos.
O treinamento foi ministrado pelo diretor do Colégio, Marcelo Krokoscz, que também é pesquisador do tema plágio.
O Colégio recentemente adquiriu uma cota de créditos do software internacional de detecção de plágio PlagScan, considerado por um estudo europeu o melhor do mercado e que é usado, principalmente, por instituições acadêmicas. O programa compara os arquivos escritos pelos alunos com documentos da web, periódicos e arquivos internos, na busca por trechos, frases e citações copiadas irregularmente.
Segundo Marcelo, o objetivo da ação é instruir os estudantes do Colégio para a correta citação de fontes e instigar a produção de conhecimento de qualidade na Instituição.
Copiar trechos de obras não é plágio, desde que citada como reprodução, ou posta entre aspas, por exemplo. Parafrasear, ou seja, reproduzir a ideia de outro autor com suas palavras, sem fazer a atribuição de créditos da fonte, também é crime de plágio. Contudo, o que é conhecimento comum, por exemplo, pode ser reproduzido livremente.
“Queremos fazer um trabalho educativo, mais preventivo do que punitivo. Se o aluno for identificado como tendo cometido plágio, vamos orientar e mostrar a melhor maneira de fazer citações e atribuir créditos às fontes, além de incentivar a produção original. Queremos que os alunos desenvolvam mais a habilidade crítica do que a repetitiva. A produção de conhecimento é o que mobiliza o desenvolvimento da humanidade”, diz.
CANAL NO YOUTUBE SOBRE PLÁGIO
O professor e diretor do Colégio FECAP, Marcelo Krokoscz, está publicando uma série de vídeos sobre plágio em seu canal no Youtube.
Confira os vídeos clicando aqui!
O trabalho é fruto dos estudos do pesquisador, que é pós-doutorando em Ciência da Informação (USP), Doutor e Mestre em Educação (USP), licenciado em Filosofia (UNIFAI) e Pedagogia (UNIBAN), e bacharel em Teologia (ASSUNÇÃO).
É autor dos livros Autoria e plágio: Um Guia para Estudantes, Professores, Pesquisadores e Editores e Outras palavras sobre autoria e plágio, ambos publicados pela Editora Atlas. É criador e editor do website www.plagio.net.br e do canal no YouTube identificado pelo próprio nome do pesquisador.
No meio acadêmico, desenvolve pesquisas e apresenta conferências sobre autoria e plágio no processo de redação e publicação científica. Nas atividades como pesquisador, já teve trabalhos publicados no Brasil e no exterior.