A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) integra o “Movimento Contrate Universitários”, que estimula a capacitação e contratação de estudantes. A proposta da plataforma é fazer uma conexão entre o perfil dos estudantes e o das empresas.
A iniciativa é de um grupo de lideranças de Instituições de Educação Superior (IES) e surgiu para apoiar os estudantes no processo de autoconhecimento, desenvolvimento das competências comportamentais, preparação de currículo e, principalmente, a encontrarem oportunidades de estágios, empregos e empreendedorismo.
A participação é gratuita. Tanto empresas quanto IES que queiram aderir ao movimento devem se inscrever no site.
O vice-reitor da FECAP, Taiguara Langrafe, comenta a importância da iniciativa. “No cenário atual, que tem fatores como a Covid-19, é importantíssimo uma iniciativa como o Movimento Contrate Universitários, que intermedia a contratação de jovens, cheios de sonhos, esperançosos pelo primeiro emprego ou um trabalho que mude suas vidas”, diz.
A iniciativa é uma ótima oportunidade para que estudantes da FECAP possam apresentar ao mercado de trabalho seu valor. De acordo com o resultado da última prova do ENADE, a instituição alcançou notas máximas com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, além de nota 4 (maior dentre todos os cursos da cidade) em Relações Internacionais e Ciências Econômicas.
MOVIMENTO CONTRATE UNIVERSITÁRIOS
O Movimento #ContrateUniversitários é uma iniciativa dos dirigentes de instituições de ensino superior privada do Brasil para a construção de parceria entre o setor produtivo, governo, estudantes e instituições de ensino para promoção de inovação aberta e impacto no desenvolvimento socioeconômico do País.
O movimento foi inspirado no modelo da Tríplice Hélice que foca a universidade como fonte de inovação e empreendedorismo, passando a assumir o papel, que vai além do ensino e da pesquisa, como promotor do desenvolvimento socioeconômico.
Além da FECAP, integram o projeto as instituições de ensino ABED, ÂNIMA, FECAF, UNIASSELVI, UNIOPET, UNIS e UNISUAM.
INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Podem participar do manifesto instituições de ensino de qualquer porte e região do país, que ofereçam serviços educacionais de capacitação e e\ou formação para jovens com idade mínima para estagiar de 16 anos.
O objetivo é reforçar a cultura colaborativa e ajudar os jovens a ingressar no mercado de trabalho por meio do ecossistema de inovação aberta entre instituições de ensino, estudantes, setor produtivo e governo.
EMPRESAS
Podem participar do manifesto toda e qualquer empresa, organização da Sociedade Civil e governo para a oferta de vagas de trabalho e estágios, oportunidades de empreendedorismo que permitam aos estudantes encontrarem novas fontes de renda e conseguirem concluir seus estudos.
O objetivo é inserir as empresas e interessados a participar do ecossistema de inovação aberta entre instituições de ensino, estudantes, setor produtivo e governo. O cadastro na plataforma é gratuito e os recursos para oferta de vagas e filtro dos talentos também.