Alunos do segundo ano do Ensino Médio Pleno do Colégio FECAP desenvolveram jogos e curtas-metragens de conscientização sobre os cuidados para com os nossos animais e seu habitat. Quatro desses projetos participaram da Creativity Marathon da Full Sail University.
O trabalho foi realizado conjuntamente pelas áreas de Natureza (professora Maryana Eiras, de Biologia) e Língua Inglesa (professora Juliana Tane, assessora da Área de Língua Inglesa).
JOGOS
A professora Maryana Eiras decidiu gamificar o conteúdo de Zoologia. Os alunos idealizaram e fizeram o protótipo de dezesseis jogos, entre jogos de tabuleiro, caça-palavras, dominós e outros, tanto digitais como analógicos.
“Vida de Bicho” foi o principal tema trabalhado pelos alunos ao longo do último trimestre de 2020. “Compreender como vivem os nossos queridos animais, saber identificar a riqueza e a biodiversidade da vida terrestre e aquática eram alguns dos objetivos de aprendizagem propostos. Nossos estudantes devem refletir sobre a importância da existência desses organismos e os impactos que nós, seres humanos, geramos na natureza. É preciso um olhar crítico para os problemas do mundo”.
A coordenadora de Inovação Educacional do Colégio FECAP, professora Simone Vianna, complementa que os jovens devem compreender tais problemas e se posicionarem como corresponsáveis por ações, ainda que pequenas, que possam colaborar com a sustentabilidade de nosso Planeta.
“No momento, foram criados protótipos para os jogos idealizados. O produto físico, propriamente dito, só será disponibilizado no próximo ano. Pretendemos utilizá-los com os alunos ingressantes em algumas dinâmicas”, diz Simone.
CURTA-METRAGEM
Já a professora Juliana Tane convidou os alunos para que participassem da Creativity Marathon da Full Sail University, competição que tem como principal objetivo fazer com que os jovens reflitam e apresentem soluções para discutir e resolver problemas mundiais relacionados com a Agenda 2030 ONU.
Desafio aceito, as áreas da Natureza e Linguagem (Língua Inglesa) trabalharam no apoio aos estudantes para a produção de um vídeo ou documentário de impacto. “São ações como essas que nos permitem colaborar com o desenvolvimento de competências e atitudes, para além dos muros da escola”, diz Juliana.
Assista um dos vídeos: