A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) promove entre os próximos dias 23 e 27 de novembro, sempre das 17h30 às 19h, o evento online e gratuito “Diálogos – Representatividade e Conscientização Racial”. As inscrições são realizadas pelo site.
A programação faz alusão ao mês da Consciência Negra, que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta antirracista, que tem no feriado de 20 de novembro um dia para repensar o papel na inclusão do negro na sociedade brasileira e como todos nós devemos atuar para a redução das desigualdades.
“A FECAP, enquanto instituição de ensino, não pode se furtar de trazer à discussão questões que segregam pessoas e prejudicam o desenvolvimento de indivíduos e do Brasil”, diz o reitor da instituição, Edison Simoni.
UNIVERSIDADE INCLUSIVA
E a FECAP não apenas prega a luta antirracista, mas também pratica a inclusão. Entre os funcionários administrativos do Centro Universitário, cerca de 37% dos colaboradores (464) são negros ou pardos. Já entre os professores, temos 28% do quadro acadêmico (207) de educadores negros ou pardos.
O papel das instituições de ensino superior é fundamental para formação de cidadãos e profissionais conscientes das desigualdades sociais, culturais e históricas e que, portanto, para superação do racismo, precisamos de incluir o debate antirracista nas diferentes áreas do conhecimento. É esse convite à reflexão que a série “Diálogos” quer trazer ao público que acompanhar nossa comunidade alvarista neste debate.
Diálogos: Representatividade e Conscientização Racial
23 a 27/11
17h30 às 19h
Gratuito e on-line no canal do Youtube da FECAP
https://www.fecap.br/evento/dialogos-representatividade-e-conscientizacao-racial/
23/11 às 17h30 – Como a área da Comunicação pode contribuir para a luta antirracista?
Julia Lúcia de Oliveira Albano da Silva, Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e apresentadora e editora do podcast “Vozes Femininas”
Lina Moreira, Sócia-fundadora da Genyz
Daniela Zeidan, Gerente de Planejamento de Canais e Estratégia de Clientes – Cielo & Stelo
Fernanda Ribeiro, Presidente na Afrobusiness Brasil e cofundadora da Conta Black
25/11 às 17h30 – Como a área da Relações Internacionais pode contribuir para a luta antirracista?
Daniel Fógos, Head de Negócios e Parcerias – Conta Black
Daniela Medeiros, Doutoranda em Psicologia e Mestre em Relações Internacionais
Thiago Dayam, Administrador Internacional de Empresas
26/11 às 17h30 – Como a área da Administração pode contribuir para a luta antirracista?
Jésus Gomes, Doutor em Ciências Sociais e Coordenador do “A Vida das Ideias”
Antonio Carlos Santos, Compliance Senior Advisor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
Cíntia Araújo, Doutora e Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Projetos
27/11 às 17h30 – Como a área da Economia pode contribuir para a luta antirracista?
Daniel Pereira, Professor da FECAP e Doutor em Economia (Unicamp)
Leandro Dias, economista e CEO da fintech AkinTec
Erivaldo Vieira, economista e pesquisador da FECAP
Sergio Gaspar, Professor de administração na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITECI