A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) esteve representada na Bett Brasil 2025, o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina, por meio de seu vice-reitor, professor Taiguara Langrafe. O docente participou do fórum Ahead by Bett, espaço dedicado ao ensino superior dentro do evento, integrando o painel Inadimplência no Ensino Superior, realizado no dia 28 de abril.
Ao lado de Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, e Leônidas Cristino Filho, diretor financeiro do Isaac, o vice-reitor da FECAP contribuiu com reflexões aprofundadas sobre os impactos da inadimplência nas instituições de ensino e os desafios enfrentados diante de um cenário econômico instável. O debate abordou o crescimento dos índices de inadimplência registrados em 2023, após uma queda em 2022, conforme indicado pela “Pesquisa de Inadimplência” divulgada pelo Semesp.
Durante sua fala, Langrafe destacou que a inadimplência é um fenômeno multifatorial, resultante de condições individuais — como renda familiar e priorização da educação —, institucionais — como qualidade dos serviços prestados e sucesso acadêmico — e conjunturais, relacionados ao ambiente socioeconômico mais amplo. “O sucesso do estudante, como um todo, implica em menor inadimplência”, afirmou.
O vice-reitor também compartilhou com o público do evento as estratégias adotadas pela FECAP para combater a inadimplência, com apoio da gerente do financeiro da instituição, Jucilene Santana. Segundo ele, desde 2017 a FECAP tem conseguido reduzir consistentemente seus índices de inadimplência, graças a uma abordagem integrada que envolve tecnologia, atendimento humanizado e foco na prevenção. “A queda da inadimplência na FECAP está diretamente ligada à evolução do nosso relacionamento com os estudantes”, explicou.
Langrafe ainda alertou para o impacto das apostas online — conhecidas como “bets” — sobre o orçamento de estudantes e suas famílias, corroborando apontamentos feitos por Rodrigo Capelato durante a divulgação da pesquisa do Semesp. Para o vice-reitor da FECAP, há uma urgência na implementação de políticas públicas voltadas à educação financeira. “O viés cultural de ganhos por atalhos agrava e muito o problema”, ressaltou.
A participação da FECAP na Bett Brasil reforça o compromisso da instituição com os debates contemporâneos da educação superior, promovendo a troca de experiências e a construção de soluções sustentáveis para os desafios do setor.