Liberdade
Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo

O Colégio e o Centro Universitário, mantidos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, são certificados como Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação.

O Carnaval de 2025 chega com preços mais altos para quem pretende viajar, se hospedar ou aproveitar as festividades pelo Brasil. Segundo levantamento da economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, com base em dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada nos últimos 12 meses afetou diversos itens essenciais para os foliões, tornando a comemoração mais cara.
TRANSPORTE E HOSPEDAGEM
Para quem pretende viajar durante o feriado, o aumento nos preços dos transportes pode pesar no bolso. A gasolina acumulou alta de 10,71%, enquanto o etanol registrou um expressivo avanço de 21,59%, encarecendo deslocamentos de carro. Além disso, o transporte rodoviário interestadual teve um aumento de 8,34%, e as passagens de ônibus intermunicipais subiram 4,21%.
No setor aéreo, a inflação das passagens foi mais moderada, com alta de 1,33%, mas a estadia nos destinos turísticos ficou mais cara. Os preços dos serviços de hospedagem aumentaram 10,05%, impactando diretamente aqueles que planejam passar o Carnaval fora de casa.
ALIMENTOS E BEBIDAS
O tradicional churrasco de Carnaval também está mais salgado. O preço das carnes teve um aumento significativo, com destaque para cortes muito consumidos no feriado, como filé-mignon (22,46%), contrafilé (20,61%) e picanha (12,36%). Já para quem prefere acompanhar a festa com uma bebida gelada, a cerveja subiu 4,74%, e outras bebidas alcoólicas tiveram aumento de 5,78%.
PACOTES TURÍSTICOS REGISTRAM QUEDA
Uma surpresa positiva para os foliões: os preços dos pacotes turísticos acumularam uma queda de -3,49%. Essa diminuição pode indicar promoções por parte das operadoras ou uma menor demanda em relação ao ano anterior.
DICAS PARA ECONOMIZAR
Com o aumento nos preços de diversos itens essenciais para esse período, economizar se tornou uma necessidade para muitos foliões. “Com planejamento e algumas mudanças de hábito, é possível curtir a folia sem comprometer o orçamento. O segredo é pesquisar, organizar-se e buscar alternativas mais econômicas para aproveitar a festa ao máximo”, afirma a professora da FECAP, Nadja Heiderich.
A seguir, a docente lista algumas dicas para curtir a festa sem gastar além da conta:
Planeje a viagem com antecedência
Opte por hospedagens alternativas
Economize na alimentação
Leve sua própria bebida
Aproveite os blocos de rua gratuitos
Escolha pacotes turísticos em promoção
A especialista: Nadja Heiderich é Doutora em Ciências (Economia Aplicada) na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Ciências Econômicas pela FECAP (2008). É professora no Centro Universitário FECAP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, modelagem matemática, logística, agronegócio.