É muita história! No próximo domingo, dia 2 de junho, a comunidade Alvarista têm muito a comemorar: a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) completa 122 anos de sua fundação: uma trajetória marcada pela transformação de vidas por meio da Educação, e pela capacidade da instituição de inovar e se adaptar às mudanças do tempo.
Desde sua fundação em 1902, nossa instituição tem se destacado em transformar pessoas e organizações, gerando um impacto positivo na sociedade.
Em 122 anos, FECAP coleciona títulos e conquistas que impressionam:
Nota 5 (máxima) no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021;
Reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação;
Nossos cursos estão entre os melhores do Brasil, segundo o ENADE MEC;
Nota máxima no MEC em âmbito nacional, está entre as 5,7% IES cadastradas, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País;
Atualmente, todos os professores da FECAP são mestres ou doutores;
Como fundação sem fins lucrativos, a instituição investe sua receita formando mais estudantes para mudar de vida por meio da Educação;
Centenas de alunos participando de programas de intercâmbio;
Milhares de horas de gravação de aulas, palestras e eventos por ano;
Mais de 100 alunos contemplados com Bolsa Atleta nos últimos 2 anos;
Nosso centro universitário é bicampeão Geral do Economíadas 2022 e 2023 – um dos maiores jogos universitários do país, realizado em São Carlos/SP.
Nosso centro universitário também é Bicampeão Geral da NDU, maior campeonato universitário da América Latina.
Novos cursos superiores de Tecnologia criados recentemente: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Ciência de Dados e Inteligência Artificial;
Primeira escola a ofertar o curso técnico de Inteligência Artificial no Brasil;
Mais de 400 computadores disponíveis para os alunos de tecnologia e toda a comunidade Alvarista;
Centenas de estudantes sendo acolhidos por 15 coletivos estudantis.
O INÍCIO
A FECAP foi criada em 1902, a partir de doações de empreendedores da época, entre eles o conde Álvares Penteado, um rico barão de café que precisava de contadores (na época chamados guarda-livros) para cuidar de seus negócios. No início, os cursos eram gratuitos e capacitavam quem se interessasse por comércio na cidade de São Paulo.
A escola de comércio detém desde 1915 a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil. São da FECAP, ainda, o primeiro curso técnico na área de Contabilidade e o primeiro curso superior de Economia do País.
TESTEMUNHA DA HISTÓRIA
O campus da FECAP, à época situado no Palácio do Comércio, centro de São Paulo, foi cenário da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento paulista contrário ao governo de Getúlio Vargas e que pleiteava uma Constituição para o Brasil. A FECAP auxiliou na arrecadação e guarda dos recursos que custeariam os insurgentes da revolução.
FIGURAS ILUSTRES
João Teotônio Moreira Salles é um dos mais ilustres ex-alunos da FECAP. Nascido ainda no século XIX na cidade mineira de Cambuí, ele soube da fama da escola de comércio, mas como não tinha dinheiro, fez o trajeto até São Paulo a pé. Na capital paulista, dormia à noite na loja em que trabalhava durante o dia. Ao se formar em uma das primeiras turmas, em 1908, voltou para Minas Gerais e lá fundou uma espécie de correspondente bancário, já que na época os bancos não possuíam agências espalhadas por todo o território brasileiro. Assim, nasceu o embrião para a criação da União de Bancos Brasileiros, ou Unibanco, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, adquirida anos depois pelo Itaú.
Outra importante figura que tem ligação com a história da FECAP é Mario de Andrade, um dos fundadores do modernismo no Brasil. Ele reunia grupos de intelectuais para discutir sobre folclore e cultura brasileira na FECAP. Mário também chegou a estudar por um curto período na FECAP, pois acreditava que deveria seguir a carreira de seu pai, que era guarda-livros.
EXPANSÃO DOS CURSOS
Com o crescimento dos cursos, a FECAP adquiriu na década de 1960 um terreno na Avenida da Liberdade, um bairro esquecido e marginalizado à época – e que abrigou um grande quilombo durante a escravidão no Brasil – inaugurando o novo campus em 1972, sede do centro universitário até hoje. Os cursos de pós-graduação iniciaram e 1983, e os cursos de mestrado surgiram no início dos anos 2000.
Atualmente, o centro universitário proporciona formação de alta qualidade por meio do Ensino Médio (incluindo cursos regulares e técnicos, do Colégio FECAP), Graduação, Especialização, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos.
O sucesso da FECAP é uma junção de tecnologia a educadores movidos pela paixão em ensinar, oferecendo assim um ensino de ponta: une a tradição e o moderno, provendo recursos tecnológicos à comunidade em um ambiente de alto desenvolvimento pessoal. Temos uma linda história de transformação de vidas para melhor. Que venham os próximos anos!