FECAP

Notícias

PDT, Podemos e PT apresentam propostas econômicas em debate na FECAP

Institucional Publicado em: 16/08/18
Coordenadores econômicos de três partidos, Nelson Marconi (PDT), Ana Paula de Oliveira (Podemos) e Márcio Pochmann (PT), apresentaram suas propostas para alavancar o crescimento e conter os gastos públicos, em debate promovido ontem, 15 de agosto, pelo PNBE, FECAP e OEB, no Teatro FECAP. 
Ana Paula de Oliveira – que desenvolve o plano para o candidato Álvaro Dias – disse que a proposta do Podemos baseia-se em plano de 19 metas com políticas públicas voltadas para os mais diversos setores. Segundo ela, a ideia do projeto é criar 10 milhões de empregos e atingir crescimento médio de 5%.
Nelson Marconi, responsável pela proposta do presidenciável Ciro Gomes (PDT), disse que a meta de crescimento é atingir o IDH de Portugal em 15 anos.
Já o coordenador do programa econômico do PT, Marcio Pochmann, afirmou que é preciso revogar as medidas implementadas pelo governo Temer e a criação de Assembleia Nacional Constituinte para discutir a reforma tributária, política, etc.

Empreendedorismo
O primeiro coordenador do PNBE, Fernando de Oliveira Marques, introduziu o tema empreendedorismo no debate ao mencionar o exemplo de Steve Jobs, fundador da Apple. “Se ele tivesse nascido no Brasil a Apple não teria surgido”, questionando sobre iniciativas para incentivar o empreendedorismo.
Para Pochmann, o Brasil precisa dar um salto tecnológico e acabar com a asfixia que afeta os financiamentos científicos e tecnológicos do país.
Para Marconi, é fundamental arrumar as contas públicas, visando zerar o deficit primário do setor em dois anos.
A economista do Podemos mencionou os entraves provocados pela burocracia e a necessidade de se criar um ambiente favorável, com custos mais baixos.

Na FECAP

O coordenador do curso de Economia da FECAP, Allexandro Mori, ressaltou a necessidade de os candidatos apresentarem medidas concretas para embasar o processo de escolha dos eleitores. De acordo com Mori, embora os cidadãos comuns conheçam os grandes objetivos econômicos do governo,  crescimento e desenvolvimento econômico, eles não sabem que ações concretas permitiriam tornar a vida melhor. Assim, é importante que os candidatos e seus representantes explicitem que medidas concretas são estas, pois será neles que os cidadãos depositarão suas esperanças de uma vida com melhores perspectivas.

Participação dos Alunos

Os alunos de Economia da FECAP tiveram a oportunidade de participar do debate fazendo perguntas aos convidados e interagindo através de um aplicativo, onde eram lançadas questões referentes ao tema e a plateia respondia em tempo real.
É fundamental para alunos de Economia participarem de debates, palestras e eventos que trazem assuntos atuais do cenário econômico, se tornando um ponto diferencial no desenvolvimento acadêmico e profissional.

Curso de Economia na FECAP
As últimas vagas para o curso de Economia ainda estão disponíveis. Para saber mais, acesse o site e inscreva-se. Tem dúvidas? Entre em contato conosco pelo número 11 3272-2222.