FECAP

Notícias

FECAP recebe Dr. Roberto Rodrigues, com apresentação da palestra Brasil e Segurança Alimentar Global

Institucional Publicado em: 18/03/18


Na noite de 14 de março, no Teatro FECAP, houve a apresentação da palestra "Brasil e Segurança Alimentar Global" pelo Dr. Roberto Rodrigues, membro do Conselho Curador da FECAP e que é coordenador da FGV-Agro, é titular da cátedra de Agronegócio da USP e foi Ministro da Agricultura (2003 a 2006), além de ter presidido diversas entidades do Agronegócio e de Cooperativas Agrícolas, tanto brasileiras como internacionais.

A palestra destacou a importância de se mudar a visão que as pessoas têm da agricultura e dos profissionais agrícolas já que, contrariamente ao sendo comum, não trabalham em uma terra em que "em se plantando, tudo dá" e são pessoas que não mais condizem com a imagem do Jeca Tatu, consagrada por Monteiro Lobato, uma vez que a alta produtividade da agricultura brasileira deve-se basicamente ao grande desenvolvimento tecnológico de cultivo produzido no Brasil e à alta qualidade da capacitação dos profissionais da agricultura, além do clima bastante favorável.

Outro aspecto destacado foi a importância do agronegócio para a economia brasileira e a sua interação com os setores produtivos urbanos que, se bem explorada, gerará ganhos tanto para o campo quanto para as cidades.

Por fim e como essência da palestra, foram destacadas a possibilidade e as condições para que o Brasil torne-se protagonista da promoção da Segurança Alimentar Global, ao garantir a o abastecimento mundial de vários tipos de alimentos, o que o permitiria tornar-se promotor da paz e da erradicação da fome no mundo.

Foi uma grande oportunidade de conhecer um dos maiores conhecedores do agronegócio brasileiro e foi uma palestra memorável, marcada pela alegria com que foi apresentada e pelos sábios conselhos dados às novas gerações de Economistas da FECAP.