FECAP

Notícias

Evento no Teatro FECAP reúne alunos do curso de Economia

Institucional Publicado em: 26/02/16
Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, os alunos do curso de Ciências Econômicas se reuniram para discutir diversos temas ligados a conjuntura frágil da economia economia brasileira, assim como as causas de sua configuração, assim como o importante papel do Governo Federal no desarranjo que se observa e a perda de perspectivas para o futuro imediato. Também foram apresentadas possíveis estratégias para reduzir e sair da paralisia econômica atual.

Durante as palestras, foi apresentado o conceito de presidencialismo de coalizão, que vigora no Brasil e suas consequências sobre a condução de políticas públicas; discutiu-se alguns aspectos do processo de votação no Congresso Brasileiro, que é caracterizado pela orientação partidária formal, aspecto constante do regimento interno da Câmara de Deputados e do Senado Federal. Depois, falou-se do fenômeno Eduardo Cunha, deputado que foi capaz de constituir uma base de apoio parlamentar, com deputados de seu e de outros partidos, que até consegue que deputados desobedeçam a orientação partidária e sigam a sua orientação, inclusive em ações que parecem ser claramente de desafio pessoal ao Governo Federal. Finalmente, tratou-se da dificuldade que o atual Governo Federal tem e terá diante deste contexto para a condução das políticas públicas neste e nos próximos anos.

Foi realizado também, um debate sobre as causas, características e possíveis saídas da paralisia econômica que vivemos. Debateu-se o papel dos governos anteriores e atual, aspectos internacionais e internos como causadores da recessão atual. Devido às diferentes orientações de pensamento econômico dos participantes, houveram divergências sobre a importância de causas externas e internas, assim como sobre o ajuste fiscal promovido pelo governo atual - um aspecto consensual foi a necessidade de reformas microeconômicas como maneira de melhorar a baixa produtividade da economia brasileira.