FECAP

Notícias

Mercado vive ressaca e confiança de lojistas cai pelo 7º mês seguido

Institucional Publicado em: 28/07/15
IFECAP mostra que demora para recuperação econômica do País prejudica as vendas no comércio paulista no mês de julho

Os comerciantes paulistas demonstraram pessimismo com os negócios em julho novamente, em decorrência de um cenário econômico de crise que demora para se recuperar. Após sete quedas consecutivas, o IFECAP (Índice FECAP de Expectativas nos Negócios) registrou novo recorde negativo em sua série histórica – abaixo dos centos pontos.

A escala varia entre zero e 200, sendo que cem é a fronteira entre o pessimismo e o otimismo – em geral, os índices anteriores a abril variaram entre 100 e 110.


O IFECAP marcou 94,28 pontos em junho na série com ajuste sazonal, o que representa uma queda de 1,9% quando comparado ao mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice recuou 19,7%.

"Julho foi impacto pelo aumento dos juros, inflação elevada e alta do desemprego. O mercado está de ressaca”, explica Eric Brasil, coordenador do Núcleo de Pesquisa IFECAP.

As expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, apresentaram queda de 0,2%, com 98,18 pontos na série com ajuste sazonal. Houve recuo no Índice-Futuro Vendas (-0,6%) e aumento no Índice-Futuro Encomendas (-0,2%). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Índice-Futuro caiu 25,2%.